Gerente de relações institucionais e ESG da Arauco, Theófilo Militão foi o entrevistado do “Linha Direta com a Notícia” desta quarta (21), onde explicou os próximos passos a respeito da instalação da fábrica em Inocência da empresa de origem chilena.

A Arauco tem se tornado notícia nos últimos dias em Mato Grosso do Sul, onde a fábrica de celulose que será instalada em Inocência (MS), distante 138km de Três Lagoas, tem movimentado a economia e acima de tudo, o mercado de trabalho de toda a região; que terá ainda mais ganhos assim que forem iniciadas as obras do denominado “Projeto Sucuriú”.

Em entrevista ao vivo para o “Linha Direta com a Notícia” da Caçula FM desta quarta-feira (21), o gerente de relações institucionais e ESG da Arauco, Theófilo Militão, detalhou a respeito de um outro passo importante conquistado pelo projeto: a licença prévia ambiental concedida pelo IMASUL (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) no último dia 9 de fevereiro. “Esse é um marco muito importante de nosso projeto, um desafio superado (…), essa licença atesta a viabilidade ambiental e estabelece diretrizes para as próximas fases do licenciamento.” detalhou o gerente de relações da empresa.


A obra ainda não teve início, mas a operação florestal da Arauco no MS já fomenta a economia local por meio da geração de emprego e renda. São mais de 700 profissionais locais e aproximadamente 200 fornecedores regionais contratados. Em área plantada, a Arauco já possui aproximadamente 100 mil hectares, onde já possuem um programa de plantio para os próximos anos, já que a necessidade para operar do projeto é de mais de 300 mil hectares.

O próximo passo a ser seguido pela Arauco é a obtenção da licença ambiental de instalação. Theófilo explicou que o objetivo da empresa é que, após todos os prazos a serem cumpridos, caso não haja alguma complementação necessária do que foi apresentado e, seguindo o processo normal, entre o final de abril e início de maio a licença de instalação possa ser emitida pelo IMASUL. Logo após, deverá começar a etapa de preparação da obra, que é o processo de terraplanagem da área do Projeto Sucuriú, em Inocência.

Confira a entrevista na íntegra: