22.2 C
Três Lagoas
sábado, 12 de outubro, 2024

Expediente

Redação | Jornalismo
(67) 9 8144 8144
[email protected]

Administrativo/Financeiro

(67) 9 9850 0011 (Whatsapp)
[email protected]

Administração e Direção Geral :  Toninha Campos

RÁDIO CAÇULA: 68 ANOS DE HISTÓRIA E TRADIÇÃO NA REGIÃO DE TRÊS LAGOAS

1955 | 2023

Fundada em 14 de novembro de 1955 pelo empresário Romeu de Campos, a Rádio Caçula completa 68 anos de história e tradição no município. Com apenas 32 anos de idade, Romeu fundou a emissora na época em que atuava como rádio telegrafista dos Correios e tenente do exército brasileiro.

As dificuldades financeiras de uma época em que manter uma emissora de rádio no interior do país representava investimentos significativos fizeram com que Romeu de Campos, numa atitude visionária, construísse artesanalmente o primeiro transmissor valvulado AM com 1.000 watts de potência, aprovado pelo então Departamento Nacional de Telecomunicações (Dentel).

Considerado uma relíquia pela direção, esse transmissor é preservado – até hoje – numa área anexa à lagoa maior da cidade, próximo a atual sede da emissora. No local, além dos transmissores antigos e do atual, há espaço ainda para um acervo considerável de discos de vinil que no passado foram utilizados para reprodução de músicas de cantores famosos que fizeram história em ritmos como MPB, sertanejo de raiz, dentre outros.

Com a morte do fundador, em agosto de 1992, a rádio ficou sob a responsabilidade da sua esposa Olinta de Campos e dos três filhos Arlete, Roberto e Romeu, sendo assumida no dia 1º de novembro de 1993 por Romeu de Campos Júnior que, na época, já era casado com Toninha Campos.

A partir de então, a emissora passa por reformulações como a informatização de todo sistema interno e a aquisição de um transmissor de áudio digital.

TEMPOS DOURADOS

A Caçula sempre promoveu programas de auditórios, que tinham participação de seus ouvintes que assistiam e compartilhavam a recreação no espaço construído na própria rádio, ainda na Rua João Carrato.

Vários cantores e artistas da época se apresentaram ao vivo no local. Até mesmo o personagem “Bozo” da antiga TVS, atual SBT, esteve no auditório da Caçula. O programa “Cidade x Cidade” também foi destaque, resultando na doação de ambulância 0 Km para o Hospital Auxiliadora. Vale lembrar também que seus diretores participaram, por diversas vezes, do programa de Silvio Santos.

FIAT FIORINO USADO

Utilizando um Fiat Fiorino usado, o falecido Wilson Alaman comandava as reportagens externas na área policial: um sucesso imenso. André Luiz Benites foi outro destaque nos comentários diários das notícias da cidade.

Recentemente, a emissora investiu em equipamentos de última geração ficando 100% digital. A Rádio Caçula AM também ficou conhecida pelo seu site de notícias – www.radiocacula.com.br, que já é referência em várias cidades do país e um dos líderes em acesso em Mato Grosso do Sul.

A MIGRAÇÃO PARA FM

No Brasil, até o ano de 2015, 1.781 emissoras operavam em Ondas Médias. Deste total, 1.386 emissoras solicitaram a migração para FM sendo 50 delas em Mato Grosso do Sul (MC, 2015).

A mudança atendeu à um anseio antigo dos radiodifusores representados pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) cujo objetivo era permitir a melhoria da qualidade do sinal das rádios AM.

Por sofrerem interferência de fenômenos naturais como raios ou artificiais como as provocadas por motores, a qualidade de som das AMs é inferior ao de uma rádio FM. A Rádio Caçula começou a operar efetivamente na faixa de FM no dia 08 de janeiro de 2017 na frequência 96,9 MHz.

INSTALAÇÕES DA EMISSORA

A empresa foi originalmente inaugurada em um prédio na rua Paranaíba, próximo de um antigo estabelecimento de propriedade do empresário Ale Mustafa, onde funcionava uma oficina de conserto de rádios.

Posteriormente a empresa mudou-se para a rua Elmano Soares – onde hoje funciona um escritório de contabilidade – e em seguida para a rua João Silva, ambos no centro da cidade.

Após longos anos, a empresa mudou novamente seu endereço, passando a ficar na rua Paranaíba, altura do nº 104. Finalmente todo o conglomerado da emissora foi transferido para a avenida Aldair Rosa de Oliveira, onde permanece até os dias de hoje.

Em fevereiro de 2022, com a partida de Romeu de Campos Júnior aos 69 anos, a Rádio Caçula passou a ser comandada integralmente por Toninha Campos, considerada também uma das personalidades mais queridas do radialismo sul-mato-grossense.