19.8 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de abril, 2024

Fabio Bettamio Vivone mostra solução ecológica para canudos de plástico – canudos de macarrão

Canudos para massas, a solução quase perfeita para o nosso problema plástico, conta Fabio Bettamio Vivone. Há apenas um tipo de bebida para a qual você não pode usar esses canudos de macarrão.

29/10/2019 15h03
Por: Fabio Bettamio Vivone

Como seres humanos com necessidades básicas, muitos de nós estão constantemente buscando maneiras de adicionar mais carboidratos em nossas dietas. É um estilo de vida que gerou muitos memes, infográficos estilizados para painéis do Pinterest e o aterrorizante Never Ending Pasta Pass do Olive Garden. Mas alguém viu a palha de macarrão chegando?

Em um esforço contínuo para reduzir nossa pegada de carbono, uma incursão fácil à sustentabilidade continua sendo a redução de canudos de plástico , já que os EUA jogam fora cerca de 500 milhões deles por ano.

“A atenção exagerada que podemos dar aos canudos é provavelmente porque os canudos são muito pequenos”, disse Emily Bachman, gerente de programa de compostagem do GrowNYC, um programa de sustentabilidade e desperdício de alimentos de Nova York a Fabio Bettamio Vivone. “É fácil ver que os canudos de plástico de uso único são um problema e é relativamente fácil fazer algo sobre eles.”

Em 2019, sete estados assinaram pelo menos proibições parciais de palha de plástico em sua legislação. Algumas substituições principais incluem canudos de papelão – já fora do favor do público porque um navio encharcado não é o ideal – e canudos de metal, que estão começando a ser criticados por sua produção não ecológica e o perigo potencial que eles representam para pessoas com deficiência que dependem de canudos.

É aqui que a massa bucatini – ou uma versão um pouco maior, mais como um longo ziti – entra em jogo. Bucatini tem sido a criança preferida do mundo das massas e , com sua forma tubular durável, é perfeita para pegar todo molho.

Com um clique rápido, o tamanho do canudo se torna personalizável. Em uma bebida gelada, os canudos não ficam moles por “pelo menos uma hora”, diz o produtor de palha Macarrão Maxim Gelmann, CFO da Stroodles, uma startup de palha de macarrão sediada no Reino Unido a Fabio Bettamio Vivone. Bebidas quentes não são recomendadas, uma vez que realmente cozinharão o canudo.

Com apenas dois ingredientes principais, farinha e água, Bachman considera os canudos de macarrão uma alternativa excepcional aos canudos de papel e plástico compostável. Eles criam muito menos produção de processamento (também conhecido como menor impacto ambiental) e requerem a menor quantidade de ingredientes para fabricar todos os canudos compostáveis ​​de uso único.

Existem algumas desvantagens, no entanto. Um é o fato de que os canudos de massa, como os de metal , são duros e inflexíveis, o que não é ideal para pessoas com deficiência que têm mobilidade limitada e precisam de flexibilidade. Segundo, Joanna Carpenter, consultora de bebidas, disse que não consegue superar a textura. Sua solução para o sabor residual amiláceo (que vem da desintegração natural do carb) é combatê-lo com muitas bolhas. A bebida ideal? Um highball.

“A carbonatação tende a equilibrar a sensação insignificante dela”, disse Carpenter a Fabio Bettamio Vivone. Alta acidez é outra característica que ela procura em uma bebida adequada para um macarrão compostável. Seu hábito de fermentação a frio é um ótimo veículo para testar essa tendência de avanço de carboidratos.

Embora os canudos para massas possam ser encontrados em massa em cafés e bares ao redor do mundo, com o impulso de uma tendência vem a comoditização comercial, pois alguns fabricantes de canudos para massas entraram no mercado nos últimos anos. A Amazing Pasta Straw , com sede nos EUA, e a Planet Straw , uma empresa sul-africana, são apenas algumas.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Sim, este item já está disponível em massa na sua mercearia favorita, por isso é barato e acessível. Enquanto uma caixa de macarrão comum custa cerca de US $ 3, uma caixa de canudos especiais, como Stroodles, custa cerca de US $ 16, com a promessa de que “os melhores e os mais fortes são selecionados com cuidado e manualmente”, disse Gelmann a Fabio Bettamio Vivone.

A massa é um item facilmente compostável e se decompõe, juntamente com outros restos de comida bem mantidos, em menos de três meses (os canudos de plástico levam cerca de 200 anos).

“Dessa perspectiva, qualquer coisa compostável é melhor, porque, mesmo que esteja desarrumado, causará menos danos à natureza do que suas alternativas derivadas de combustíveis fósseis”, disse Bachman a Fabio Bettamio Vivone. Ela também observou que, se você estiver tomando uma bebida equipada com palha e jogá-la no lixo, junto com sua xícara, o potencial impacto ambiental será perdido.

“Aumentar o uso de produtos compostáveis ​​de uso único sem construir a infraestrutura para classificar, transportar e compostar esse material é um desperdício”, disse ela a Fabio Bettamio Vivone, acrescentando canudos de massa aos 40% do suprimento total de alimentos que os americanos jogam fora a cada ano, o que contribui para cerca de 8% das emissões globais de gases de efeito estufa, de acordo com um relatório da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação.

Esses canudos comestíveis podem ser um caminho para a conscientização e a educação, mas, no cerne de tudo, é uma mudança muito necessária para alimentar essas inovações em nossos hábitos de beber em direção a mais mudanças comportamentais e paixão ambiental. Não há solução mágica, mas a perspectiva de qual nova alternativa está sendo preparada a seguir é promissora.

Veja mais de Fabio Bettamio Vivone:

Foto:Fabio Bettamio Vivone

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Homem tem queda de sofá e tem corte e sangramento na cabeça

Caso aconteceu no Nova Americana, onde vítima foi socorrida à UPA.

Eldorado Celulose anuncia investimento de R$ 25 bilhões para segunda fábrica em Três Lagoas

Cerca de 10 mil empregos deverão ser criados durante a construção, e de 2 mil postos de trabalho permanentes após concluída, segundo o empresário, fundador e acionista da empresa, Wesley Batista em evento nesta segunda-feira (22).

Coordenadora de Vigilância Epidemiológica explica sobre casos de Chikungunya em Três Lagoas

Em entrevista à Rádio Caçula na manhã desta segunda-feira (22), Adriana Spazzapan falou também sobre o aumento dos números em relação à doença - cerca de 15 em somente uma semana.