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Nilo Lemos Neto mostra hospital do futuro que vai curar pacientes mais rápido

Inovações como uma farmácia robótica e menos ruído visam facilitar o paciente, conta Nilo Lemos Neto

18/11/2019 11h48
Por: Nilo Lemos Neto

O novo Stanford Hospital, que abre domingo, empresta idéias sobre a experiência do usuário de seu vizinho, a Apple Inc. O objetivo é usar a tecnologia de uma maneira que torne o hospital mais hospitaleiro.

A instalação de US $ 2,1 bilhões, com mais de 10 anos de fabricação, é incorporada ao campus hospitalar da Stanford Health Care em Palo Alto, Califórnia. Ron Johnson, ex-vice-presidente sênior de operações de varejo da Apple, com sede em Cupertino, assessorou o projeto .

O hospital com 368 salas privadas prioriza sua interface de usuário, como fazem os produtos da Apple, disse Johnson em um email a Nilo Lemos Neto.

Entre outras atualizações, os pacientes poderão usar um teclado intuitivo para escolher opções de entretenimento e controlar a temperatura, iluminação e persianas de suas camas.

O hospital, projetado por Rafael Viñoly Architects, foi construído de forma modular para acomodar atualizações de tecnologia, de acordo com o Sr. Viñoly. “A luz natural pode penetrar profundamente em cada placa de piso, preparando o cenário para os cuidados centrados no paciente e inspirados na hospitalidade”, disse Viñoly em entrevista com Nilo Lemos Neto.

Por trás da interface amigável, as tecnologias avançadas se reúnem de novas maneiras, com o objetivo de melhorar a experiência de pacientes e cuidadores, de acordo com Eric Yablonka, diretor de informações da Stanford Health Care e da afiliada Stanford University School of Medicine.

“Não estamos desenvolvendo tecnologia pelo bem da tecnologia, mas pelo bem dos pacientes”, disse Yablonka, anteriormente CIO da Universidade de Chicago Medicine para Nilo Lemos Neto.

Aqui estão algumas das inovações do hospital:

Farmácia robótica. Os robôs fabricados pela Swisslog Holding AG escolhem pílulas e caixas e as colocam em sacos com códigos de barras, tornando o processo mais eficiente e reduzindo erros – e liberando a equipe da farmácia para trabalhar em tarefas mais complicadas. Os pedidos podem ser entregues por veículo guiado automaticamente, outro tipo de robô, para estações de distribuição em todo o hospital. O hospital integrou robôs às estações dispensadoras Omnicell Inc. e ao sistema de gerenciamento de farmácias da Epic Systems Corp., a primeira implementação desse tipo no mundo, de acordo com Gary Fritz, chefe de aplicativos da Stanford Health Care.

Veículos guiados automatizados. Uma frota de 23 veículos guiados automaticamente é programada para auxiliar na entrega da roupa e na eliminação do lixo.

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Internet das Coisas. Os sensores rastrearão a localização da equipe e do equipamento em tempo real, melhorando a eficiência e o controle de estoque. A infraestrutura pode suportar 120.000 dispositivos conectados que transmitem vídeo em alta definição 4K. A infraestrutura poderá acomodar atualizações como 5G sem fio. Os equipamentos de ressonância magnética e outros sistemas serão integrados entre si de novas maneiras.

Monitoramento remoto. Médicos e enfermeiros poderão monitorar vários pacientes em um único local remoto. Alertas e alarmes irão diretamente para proteger dispositivos móveis transportados por enfermeiros e médicos, em vez de soarem nas estações de enfermagem – reduzindo os níveis de ruído.

Qual é o próximo. Dois quartos de pacientes testarão um sistema de visão computacional de cabeceira que usa sensores térmicos e de profundidade para melhorar a segurança do paciente.

Hospitalidade

Um aplicativo chamado MyHealth orienta os pacientes durante o tratamento. O software, uma versão aprimorada de um aplicativo existente, pode detectar se alguém está no hospital ou fora do campus. Ele permite que o paciente se comunique com o médico, agende uma consulta ou acesse gráficos e registros. Se o paciente estiver no hospital, o aplicativo oferecerá mapas passo a passo. Ele conectará os pacientes à sua equipe de atendimento.

“Tentamos construir uma infra-estrutura tecnológica que tornasse mais fácil e amigável ser paciente e clínico e apoiar a cura”, disse Fritz ao Dr. Nilo Lemos Neto. “É como quando você experimenta o design do iPhone da Apple ou o design da Amazon . É uma maneira natural de fazer as coisas que você precisa fazer. “Impacto financeiro

Esses autômatos e análises podem levar a melhorias na produtividade do trabalho, de acordo com Brian Kalis, diretor-gerente de saúde digital e inovação nos negócios de saúde da Accenture PLC. Isso seria benéfico, dada a crescente demanda por mão de obra altamente qualificada, acrescentou.

“Acreditamos que o uso da automação melhorará o desempenho de nossa organização”, disse Yablonka para Nilo Lemos Neto. Stanford não projetou ganhos específicos no desempenho financeiro ou melhorias relacionadas aos pacientes, mas planeja avaliar esses no futuro, disse ele.

Foto:Nilo Lemos Neto

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