23.3 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Com casos confirmados no Paraná, variante Delta já pode estar circulando em MS

A cidade de Apucarana (PR) teve a 1ª morte registrada da variante no país e fica próxima à divisa com MS

28/06/2021 07h33
Por: Paulo Renato

A variante Delta, da Covid-19, já fez sua primeira vítima no Brasil na cidade de Apucarana (Paraná), a 260 km da divisa com Mato Grosso do Sul. O óbito ocorreu no fim de abril, mas só foi relatado na última sexta-feira (25) e confirmado pelo Ministério da Saúde. Por causa da proximidade entre os dois Estados, existe a possibilidade que a variante já esteja circulando no território sul-mato-grossense.

De acordo com Júlio Croda, médico infectologista e pesquisador da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), a variante Delta – identificada na Índia e também conhecida pela sequência B.1.617 – já pode ter chegado a MS por dois motivos: pela divisa com o Paraná e, principalmente, pelos voos e pessoas que estão chegando de outros países ao Estado. Essa, na verdade, é uma realidade que pode afetar todo país.

“É possível em todo o Brasil, não só por conta da proximidade do Paraná, mas por conta dos voos, principalmente os que vêm da Europa. Foi assim que chegou o Covid que veio da Itália. A gente sabe que Portugal é um país que atualmente tem muita variante Delta. Então, muito provavelmente essa variante vai chegar no Brasil e já está chegando pela Europa”, afirma o pesquisador.

A variante Delta é, pelo menos, 2 vezes mais transmissível do que a P1 (Gama) e, consequentemente, mais letal.

1ª morte por variante Delta

Uma gestante de 42 anos, que veio do Japão para Apucarana (PR), no norte do Paraná, foi a primeira paciente que morreu com diagnóstico da variante Delta. A informação foi confirmada pelo Ministério da Saúde.

Ela fez a coleta do RT-PCR para diagnóstico da Covid-19 antes de embarcar para o Brasil, e o resultado foi negativo para a doença. Dois dias depois de chegar ao país, no dia 7 de abril, ela começou a apresentar sintomas respiratórios, fez um novo exame e o resultado deu positivo.

No dia 15 de abril, oito dias após a confirmação do diagnóstico, a mulher foi internada. Devido ao agravamento dos sintomas, no dia 18 de abril, ela passou por uma cesariana de emergência, ela não resistiu e morreu logo depois do procedimento cirúrgico.

O recém-nascido, prematuro de 28 semanas, ficou internado até o dia 18 de junho e teve o resultado do exame negativo para a infecção da Covid-19. Óbito foi relatado na última sexta-feira (25).

Transmissão em Goiânia

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Recentemente, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) anunciou que foi detectada em Goiânia a variante Delta do coronavírus, identificada pela primeira vez na Índia. O secretário Durval Pedroso revela que a descoberta foi feita após pesquisa que mapeou variações genéticas do vírus.

Conforme nota da SMS, estudo foi realizado em parceria com a Universidade Federal de Goiás, que testou 62 pessoas, mas apenas uma jovem foi confirmada com a mutação do vírus. Ela teve sintomas leves e não precisou ser internada.

Fonte: Midiamax

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Vacinação contra a gripe será realizada na Feira Central neste sábado (27)

No próximo sábado, dia 27, a Secretaria de Saúde promoverá uma vacinação especial durante a feira livre, das 6h às 11h da manhã, com...

Três lagoas terá unidade de saúde aberta até às 22 horas

Nos próximos dias, Três Lagoas poderá contar com uma novidade, uma unidade de saúde estará aberta para atender a população até as 22 horas....

Quinta-feira será de sol e tempo seco em Três Lagoas

Temperaturas podem chegar durante o dia aos 35°C.