Integrantes da Secretaria de Assistência Social de Três Lagoas, foram as terceiras entrevistadas do “Linha Direta com a Notícia – Especial Semana da Mulher” desta quarta (06) na Caçula FM.

Dando continuidade à série de entrevistas do “Linha Direta com a Notícia – Especial Semana da Mulher”, o programa desta quarta-feira (06) conversou com a Diretora da Proteção Social Especial de Média Complexidade, Rosimeire Cardoso, além da Diretora de Proteção Social Básica, Mel Nunes, ambas pertencentes à Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Três Lagoas, onde falaram mais à respeito das ações realizadas durante o mês de março – mês da mulher na cidade, realizadas pela pasta.

Segundo Rosimeire, as ações começaram ainda no início do mês por parte das equipes da secretaria, através das equipes do CRAM (Centro de Referência de Atendimento à Mulher), onde serão intensificadas com um aulão de ritbox no Poliesportivo da Lagoa Maior, além de palestras para alunos da AEMS, cuidados com o bem-estar e saúde das mulheres, e um stand de orientações, em parceria com o SEST/SENAT no próximo dia 08, Dia da Mulher.

O CRAM atende mulheres que passaram em situação de violência, além de ajudar à essas vítimas para sair do ciclo da violência com algumas ações, como o “Café com Prosa”, onde as atendidas dividem histórias e experiências com outras mulheres, não possuindo limite de tempo ou rotatividade para a participação. Todas as ações acontecem após a união das equipes da SMAS, que reforçam a luta das mulheres em ambas as áreas, fomentado para a autonomia profissional e pessoal, rompendo paradigmas. Cada ação foi realizada à partir de diversas ideias, visando chamar o público feminino para as realidades locais, reforçando a importância da mulher.

Já Mel Nunes aproveitou a oportunidade para falar da abertura de alguns cursos por parte da SMAS visando o público feminino, intensificando para o mês de março, nas áreas de embelezamento, como manicure e pedicure, sombrancelha, corte de cabelo e escova, além de barbearia, onde as oportunidades ficam abertas também para o público masculino. As inscrições podem ser feitas nas unidades CRAS da região da pessoa interessada, onde as aulas estão programadas para iniciar ainda na segunda quinzena de 2024.

Ao final, questionadas sobre “Ser Mulher”, Rosemeire respondeu que, para ela, é uma dádiva, podendo se doar em todos os aspectos, além de receber, sendo um presente para si. Já para Mel, é ter muita fé e perseverança, onde em muitas situações, a mulher acaba por sair de forma brilhante de determinadas situações, não desistindo e tendo garra por seus anseios, tendo força, determinação, não desistindo daquilo que acredita.

Veja também:

Mariana Amaral: “Ser mulher é uma bênção divina”

Gisella Peron: “Ser mulher é ser gente, ser humana”