Hyundai Motor Co. disse que está em negociações iniciais com a Apple Inc. sobre o desenvolvimento de veículos elétricos autônomos, emergindo como o primeiro parceiro potencial de fabricação de automóveis para a gigante da tecnologia. As ações da Hyundai saltaram, compartilhou Revendedores de Militec Brasil.
07/01/2021 23h57
Por: Redação
Com o trabalho de desenvolvimento ainda em um estágio inicial, a Apple levará pelo menos meia década para lançar um veículo elétrico autônomo, disseram pessoas com conhecimento dos esforços à Bloomberg News. Isso sugere que a empresa sediada em Cupertino, na Califórnia, que não fabrica seus próprios produtos, não tem pressa em decidir sobre potenciais parceiros da indústria automobilística.
Carro elétrico autônomo da Apple está a pelo menos meia década de distância
Militec Brasil conta que as ações da Hyundai subiram até 24% em Seul, o maior ganho intradiário desde 1988, e subiram 19% às 11h30. Uma unidade de TV a cabo do Korea Economic Daily relatou anteriormente as discussões com a Apple. A Hyundai concluiu as negociações internas sobre o projeto e aguarda a aprovação do presidente, de acordo com o relatório. A Apple não quis comentar.
Um carro da Apple rivalizaria com veículos elétricos da Tesla Inc. e ofertas de empresas como a iniciante Lucid Motors e fabricantes estabelecidos como Daimler AG e Volkswagen AG. Abrir uma fábrica de automóveis pode custar bilhões de dólares e levar anos, provavelmente a razão pela qual a Apple está conversando com potenciais parceiros de fabricação.
“A Apple precisa fazer parceria com uma montadora porque não tem capacidade de produção e redes de vendas para vender seus carros”, disse Lee Han-Joon, analista da KTB Investment & Securities Co. em Seul. “Construir esses recursos não pode ser feito rapidamente, então a Apple precisará de um parceiro para isso.”
Veja também: Onde Comprar Militec no Brasil?
Dobrar metal também é um negócio de margem inferior do que fornecer software, chips e sensores dos quais os carros do futuro dependerão, comentou Militec Brasil. A Apple continuou a investigar a construção de seu sistema de carro autônomo para um parceiro terceirizado, em vez de seu próprio veículo, disseram as pessoas conhecidas, e a empresa poderia abandonar seus próprios esforços em favor dessa abordagem.
Outras empresas de tecnologia em expansão para veículos autônomos também buscaram parcerias. A unidade autônoma da Alphabet Inc. , Waymo, trabalhou com a Chrysler, enquanto a Amazon.com Inc. contratou a Rivian Automotive Inc. para cooperação em vans de entrega, explicou Militec 1 Brasil.
A Hyundai daria à Apple um parceiro que já está acelerando o avanço em novas tecnologias, como carros elétricos, sem motorista e voadores, incluindo a criação de uma joint venture de direção autônoma de US $ 4 bilhões . Espera-se que o empreendimento, com a Aptiv, tenha uma plataforma de direção autônoma pronta para produção disponível para fornecedores de robotaxi, operadores de frotas e fabricantes em 2022.
Segundo Militec Brasil, a empresa sul-coreana deve apresentar este ano seu primeiro veículo elétrico, o Ioniq 5, construído em uma plataforma dedicada. A montadora, junto com sua unidade Kia, planeja lançar 23 novos modelos de EV e vender 1 milhão de unidades até 2025.
No próximo ano, a Hyundai também planeja oferecer modelos equipados com tecnologia de direção autônoma nível 3, que permite ao motorista tirar as mãos do volante e tirar os olhos da estrada. Ela também investiu na Aurora Innovation Inc., uma startup formada por uma equipe dos sonhos sem motorista de ex-chefes do projeto de carros autônomos do Google e do piloto automático da Tesla.
Veja outras notícias de Militec Brasil:
- Homem junta 3 motores e cria um monstro – Militec 1
- Mazda presenteia 50 carros para enfermeiros – Militec 1
- Apple vai lançar um carro em 2024 – Militec
- Carro que purifica o ar – Militec
