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Homem junta 3 motores e cria um monstro – Militec 1

20/12/2020 20h05
Por: Redação

Às vezes, você tem que preencher o seu dia assistindo a vídeos de carros idiotas no YouTube e, para sua sorte, o mundo agora tem um grande exemplo de tal produção. Os experimentadores de carros russos no Youtube Channel Garage 54 engancharam três motores juntos por meio de cintos para ver quanta potência esses motores poderiam produzir em uníssono, mostrou Militec 1. Aqui está o que a equipe aprendeu quando levou a máquina tri-motor para uma pista.

Você deve se lembrar do projeto mais épico e sem sentido da Garage 54: aparafusar três motores de quatro cilindros em série. Agora, a equipe conduziu um experimento semelhante, desta vez enganchando três motores em paralelo por meio de correias entre as polias do virabrequim:

Tecnicamente, todos os três não estão “conectados”. São apenas os dois quatros em linha no topo que têm suas polias do virabrequim e correias giratórias que chegam ao motor acoplado à transmissão manual russa GAZ. De certa forma, você pode pensar em cada um dos motores de topo como cumprindo a função de “impulso” encontrada em carros com geradores elétricos de arranque (aqueles têm um motor elétrico como parte da unidade de acessórios no lugar do alternador; esse motor pode alimentação através da correia para auxiliar o virabrequim).

Segundo Militec, fazer com que todos os três motores funcionassem juntos não foi uma façanha pequena para esses gênios russos. As chaves inglesas tinham que alinhar com precisão as polias da correia, tensionar as correias em V e as correias de origem que podiam transmitir um pouco de força sem escorregar.

Todos os três carburadores tiveram que ser sincronizados, com a equipe tendo que descobrir como fazer um engate do pedal do acelerador se conectar às três placas do acelerador. A situação do motor de arranque aparentemente não era muito difícil, já que a bateria e o motor de arranque inferior eram fortes o suficiente para dar partida nos três motores simultaneamente; isso foi impressionante.

Os YouTubers montaram de forma rígida os dois motores superiores um no outro, no motor abaixo (mesmo soldando na fina tampa da válvula), nos para-lamas e na travessa do radiador dianteiro.

O sistema de refrigeração é bastante interessante. Parece que o grande radiador que a equipe montou deselegantemente na frente do carro alimenta o líquido refrigerante do fundo do tanque do lado do passageiro para a entrada da bomba de água do motor inferior. Esse motor então envia o líquido refrigerante da saída do termostato para as portas de entrada da bomba de água dos dois motores principais. Uma mangueira vai de cada uma das portas de saída do termostato do motor superior para uma junção em T, onde o refrigerante dos dois motores se funde em uma única mangueira que vai até o topo do tanque do lado do motorista do radiador, completa Militec-1.

A coisa toda é simplesmente ridícula. As suspensões dianteiras do GAZ tinham que suportar três motores de peso, basicamente não há visibilidade dianteira do banco do motorista e, francamente, não estou convencido de que esses cintos realmente permitissem muita transmissão de força.

Mas talvez eles tenham? Precisaria aprender mais sobre os cintos usados, porque a realidade é que os cintos de borracha podem realmente transmitir um pouco de potência, como vimos com os cintos de transmissão de motocicletas . Claro, as correias em V no GAZ da Garage 54 são um pouco diferentes das encontradas em uma bicicleta, mas um pouco de pesquisa mostra que mesmo as correias em V clássicas que esses russos estão usando podem transmitir um pouco de força.

Você pode verificar a brochura de Gates do fabricante de correias de transmissão proeminente aqui . Ele descreve como dimensionar uma correia para um determinado requisito de transmissão de potência, dada uma determinada velocidade do eixo. Na imagem acima, os alfanuméricos representam um determinado tipo de seção transversal da correia. Então, se, por exemplo, você tivesse que transmitir 250 cavalos de potência a 2.500 RPM, você iria querer um cinto estilo 5VX ou 5V.

Gates fornece um guia para o dimensionamento da correia abaixo, contou para Militec. É um pouco mais complexo do que simplesmente ler um gráfico de potência versus velocidade do eixo mais rápido como o mostrado acima. O diâmetro da polia (muitas vezes chamada de polia) é importante, assim como a distância central entre as polias e a razão das velocidades angulares entre as polias (que está relacionada aos diâmetros da polia), e há uma série de outros fatores jogando.

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De acordo com Militec, a questão é que os cintos podem realmente transmitir uma grande quantidade de energia, então, por mais bobo que esse experimento da Garagem 54 possa parecer, ele pode ser brilhante.

Ok, provavelmente não é “brilhante”, mas você sabe o que quero dizer.

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