25.8 C
Três Lagoas
sexta-feira, 14 de novembro, 2025

Comissão orienta consumidor sobre tarifação de celular

Economia – 28/02/2013 – 17:02

As chamadas sucessivas feitas de celular para um mesmo número a partir de agora são consideradas uma única ligação para efeitos de tarifação em caso de interrupção ou queda de sinal. A nova regra entrou em vigor nesta quarta-feira (27) em todo o País. O presidente da Comissão de Defesa dos Diretos do Consumidor, da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Leandro Amaral Provenzano, explica que a medida foi necessária em razão do grande número de reclamações realizadas por usuários das operadoras de telefonia móvel.

De acordo com a nova regra, para que o cliente pague por apenas uma tarifa, as chamadas deverão ser refeitas no intervalo máximo de 120 segundos entre os mesmos números de origem e destino. A regra foi aprovada em novembro do ano passado. “O consumidor pode se valer de todos os tipos de provas para evidenciar que fora lesado, dentre elas fotos do tempo das chamadas realizadas para o mesmo número onde o intervalo entre elas não é superior a 120 segundos”, explica Provenzano.

Segundo o advogado, outra forma de comprovar o desrespeito à regra pode ser a própria fatura mensal do plano. “Serve como prova o extrato detalhado da conta de celular, em casos de linhas pós-pagas, ou qualquer outro meio que permita evidenciar as chamadas sucessivas”, acrescenta. 

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) explica que resolução será aplicável a todos os planos de serviço oferecidos pelas prestadoras, tanto aqueles que realizam tarifação por tempo quanto por chamada.

Fonte: Assessoria de Imprensa – OAB/MS / Reprodução/Google

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

COP 30: Arauco debate desafios de comunicar a sustentabilidade

Precisão, coragem e responsabilidade são fundamentais para todos os públicos, destaca executivo da companhia.

CRECI-MS anuncia abertura de processo disciplinar e reforça repúdio a qualquer forma de assédio

Corretor de imóveis de Três Lagoas é acusado de injúria e agressão contra jovem de 25 anos, onde Conselho aguarda acesso ao boletim para dar início às medidas internas.

Pioneira de Três Lagoas: Rádio Caçula completa 70 anos de história e tradição

Emissora fundada em 1954 celebra sete décadas como referência da comunicação e da cultura popular em Três Lagoas