36.3 C
Três Lagoas
quinta-feira, 21 de agosto, 2025

MS confirma mais de 7,8 mil casos de dengue e 17 mortes em 2025

Boletim da SES também aponta avanço da chikungunya, com 6.999 infecções confirmadas e 16 óbitos

Mato Grosso do Sul já soma 13.361 casos prováveis de dengue, sendo 7.865 confirmados em 2025, segundo o boletim da 33ª semana epidemiológica, divulgado nesta quinta-feira (21) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). Até o momento, 17 mortes foram confirmadas em decorrência da doença e outros 7 óbitos seguem em investigação.

Nos últimos 14 dias, os municípios de Alcinópolis, Nioaque, Inocência, Ivinhema, Água Clara, Cassilândia, Maracaju, Bataguassu, Ribas do Rio Pardo, Aquidauana, Sidrolândia, Dourados e Campo Grande apresentaram baixa incidência de casos confirmados.

As mortes por dengue foram registradas nas cidades de Inocência, Três Lagoas, Nova Andradina, Aquidauana, Dourados, Ponta Porã, Coxim, Iguatemi, Paranhos, Itaquiraí, Água Clara, Miranda, Aparecida do Taboado, Ribas do Rio Pardo e Campo Grande. Entre as vítimas, seis tinham comorbidades.

Vacinação contra a dengue

De acordo com o boletim, 181.578 doses da vacina contra a dengue já foram aplicadas. Mato Grosso do Sul recebeu 241.030 doses do Ministério da Saúde. O esquema vacinal prevê duas aplicações com intervalo de três meses.

A imunização é recomendada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, 11 meses e 29 dias, faixa etária com maior número de hospitalizações por dengue, dentro do grupo entre 6 e 16 anos.

Chikungunya também preocupa

O boletim também traz dados da chikungunya, com 13.575 casos prováveis e 6.999 confirmações no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). Foram registrados ainda 71 casos da doença em gestantes.

Até agora, 16 mortes por chikungunya foram confirmadas nos municípios de Dois Irmãos do Buriti, Vicentina, Naviraí, Terenos, Fátima do Sul, Dourados, Sidrolândia, Glória de Dourados, Maracaju e Iguatemi. Entre as vítimas, 12 apresentavam comorbidades.

Alerta da SES

A Secretaria de Saúde reforça o alerta para que a população evite a automedicação. Em caso de sintomas de dengue ou chikungunya, a orientação é procurar uma unidade de saúde do município para avaliação e tratamento adequado.

Os boletins completos estão disponíveis nos sites oficiais da SES:

  • Boletim Epidemiológico Dengue SE 33 – 2025
  • Boletim Epidemiológico Chikungunya SE 33 – 2025

Com informações Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

2º Batalhão da Polícia Militar deflagra Operação Força Total em Três Lagoas e região

Ação nacional reforça segurança e marca os 30 anos do Conselho Nacional de Comandantes Gerais das PMs Nesta quinta-feira, 21 de agosto, o 2º Batalhão...

Prefeitura de Três Lagoas realiza recapeamento de 1,9 km na Rua Egídio Thomé

Obra abrange cerca de 18 mil m² e melhora acesso ao Distrito de Jupiá A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Diretoria de Serviços...

AABB conquista título do Campeonato Municipal de Voleibol Feminino 2025

Equipe venceu a APAS por 2 sets a 0 na grande final realizada no Ginásio Municipal “Cacilda Acre Rocha” Na noite desta quarta-feira, 21 de...