28.7 C
Três Lagoas
terça-feira, 5 de agosto, 2025

“Você não está sozinha”: CRAM reforça acolhimento e apoio às mulheres durante o Agosto Lilás

Com aumento preocupante nos atendimentos, equipe reforça importância do acolhimento, informação e denúncia

Durante entrevista ao programa “A Hora da Notícia“, da Caçula FM 96.9 desta terça-feira, 05, a coordenadora do CRAM (Centro de Referência de Atendimento à Mulher), Alessandra Rodrigues, e a assistente social Ana Carolina dos Santos anunciaram a programação completa da campanha ‘Agosto Lilás’ em Três Lagoas. A iniciativa visa ampliar o combate à violência doméstica, oferecendo acolhimento, orientação e informação às mulheres.

Segundo as representantes do CRAM, os atendimentos têm crescido significativamente. Apenas no primeiro semestre de 2025, o centro atendeu 366 mulheres, com 710 atendimentos realizados. Em comparação com todo o ano de 2024 que teve 710 mulheres atendidas no total, os dados deste ano já superam a metade, evidenciando o avanço no acesso à informação, mas também o agravamento dos casos.

“É uma notícia muito triste. Os números aumentaram muito. Só neste semestre, atendemos 340 mulheres. O lado positivo é que mais mulheres estão procurando ajuda, estão rompendo o silêncio”, afirmou Alessandra.

A equipe do CRAM destacou a importância de compreender o ciclo da violência doméstica, que se repete em três fases, começando com a tensão crescente, a explosão da agressão (física ou verbal) e, por fim, a chamada “lua de mel”, quando o agressor demonstra arrependimento e tenta reconquistar a vítima, até que tudo volte a acontecer. Essa dinâmica prende muitas mulheres emocional e psicologicamente, dificultando a denúncia e a separação.

“Muitas vezes a mulher não percebe que está vivendo uma violência, especialmente quando não há agressão física. Nós mostramos que há cinco tipos de violência: física, psicológica, moral, sexual e patrimonial. E todas são graves”, explicou Ana Carolina.

Com atividades iniciadas no dia 1º de agosto, a campanha segue até o dia 29, com palestras, rodas de conversa, ações educativas e eventos em empresas, escolas e praças públicas. Neste sábado, 09, o CRAM participa de uma ação especial na Praça Senador Ramez Tebet, das 8h às 11h, com apresentações culturais, aulas de dança e serviços gratuitos voltados às mulheres.

A proposta é conscientizar todos os públicos, inclusive homens, adolescentes e agentes comunitários, para a identificação e combate à violência doméstica, promovendo acolhimento e redes de apoio. O CRAM conta com uma equipe totalmente feminina, incluindo motorista, assistentes sociais, psicólogas e pedagogas. O objetivo é proporcionar um ambiente seguro e acolhedor para que as vítimas se sintam confortáveis para falar e buscar ajuda.

“Nosso primeiro passo é escutar. Sem julgamento. Muitas vezes, a mulher só precisa de alguém que a ouça de verdade. A partir disso, oferecemos atendimento psicológico, orientação jurídica e apoio emocional para que ela consiga romper com o ciclo da violência”, completou Ana.

O CRAM orienta que qualquer mulher em situação de violência, mesmo que ainda não tenha registrado boletim de ocorrência, pode procurar o centro. O atendimento é gratuito e confidencial. Além disso, denúncias anônimas podem ser feitas pelo telefone 180. Em casos urgentes, o 190 (Polícia Militar) também pode ser acionado.

“Se você está passando por isso ou conhece alguém que está, procure o CRAM. A violência não é amor. Ninguém merece viver com medo ou dor. Há saída, e você não está sozinha”, reforçou Alessandra.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PL de Coronel David proíbe cobrança de taxas de consignados de servidores públicos em MS

Fica vedada a cobrança de taxa, bem como de quaisquer outras tarifas ou encargos O Projeto de Lei de autoria do deputado estadual Coronel David...

Cachorro é flagrado em situação de abandono na Esplanada da NOB em Três Lagoas

Ouvinte da Caçula denunciou situação de cão debilitado em travessa próxima ao local da Festa do Folclore, onde Secretaria de Meio Ambiente confirmou que já está apurando o caso

André Bacalá será secretário municipal interino da Assistência Social de Três Lagoas (SMAS)

Na manhã desta terça-feira, 5 de agosto, a vice-prefeita e ex-secretária de Assistência Social, Vera Helena Arsioli Pinho, solicitou sua saída do cargo. Em...