26.4 C
Três Lagoas
quinta-feira, 12 de fevereiro, 2026

Vale da Celulose coloca MS no mapa mundial da indústria do setor

Jaime Verruck, da SEMADESC afirmou que estado transformou estratégia em potência global e consolida Três Lagoas como a “Capital da Celulose”

Três Lagoas voltou a ser palco de destaque internacional com a realização do 2º Show Florestal, evento que reuniu lideranças do setor e reforçou a posição do município como referência mundial em celulose.

Durante a abertura, realizada na última terça-feira, 19, representando o governador Eduardo Riedel, o secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), destacou que o Estado conseguiu transformar um plano estratégico em realidade.

“Acreditamos na simplificação, combatendo a burocracia, pois confiamos no potencial do setor. Hoje podemos afirmar que consolidamos o ‘Vale da Celulose’ como um conceito reconhecido globalmente”, afirmou Verruck em entrevista à Caçula FM. Ele lembrou que, em agendas recentes na Ásia, os principais compradores confirmaram a aceitação internacional da celulose produzida no MS.

Ao lado de representantes da Eldorado Brasil, Arauco, Reflore e do prefeito de Três Lagoas, Cassiano Maia, o secretário ressaltou a importância de Três Lagoas no cenário mundial. “A cidade de Três Lagoas se consolidou como a Capital da Celulose. Temos uma produção competitiva, sustentável e que disputa de igual para igual com qualquer país do mundo”, declarou.

Hoje, o Mato Grosso do Sul conta com quatro fábricas em operação, uma quinta em construção em Inocência (Arauco) e uma sexta prevista para Bataguassu (Bracell). Outras duas plantas já estão no radar do governo estadual.

Apesar dos avanços, Verruck apontou a logística como o maior desafio. “Precisamos garantir que a celulose chegue de forma competitiva aos portos e dentro do Estado. Por isso, o Governo tem investido constantemente em infraestrutura”, destacou.

O secretário ainda projetou a expansão para os próximos anos, com 2,5 milhões de hectares plantados, novas fábricas e até a produção de celulose solúvel e papel digital, agregando valor à cadeia produtiva. “O mundo já reconhece Três Lagoas como o coração do Vale da Celulose, e nosso objetivo é que o Mato Grosso do Sul se torne referência global”, concluiu.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Cartórios de MS terão horário especial de atendimento no Carnaval 2026

Unidades fecham nos dias 16 e 17 de fevereiro e reabrem na quarta-feira, a partir das 12h, com exceção do registro civil que manterá plantão para nascimentos e óbitos

Projeto de lei cria Cadastro Estadual de Condenados por Violência Doméstica em MS

Proposta em votação na Assembleia Legislativa prevê banco de dados com acesso restrito e gestão pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública

Trânsito terá mudanças para o CarnaTRÊS 2026 em Três Lagoas

Interdições começam já na fase de preparação do evento para garantir segurança e organização dos foliões