28.3 C
Três Lagoas
sábado, 27 de dezembro, 2025

Vale da Celulose coloca MS no mapa mundial da indústria do setor

Jaime Verruck, da SEMADESC afirmou que estado transformou estratégia em potência global e consolida Três Lagoas como a “Capital da Celulose”

Três Lagoas voltou a ser palco de destaque internacional com a realização do 2º Show Florestal, evento que reuniu lideranças do setor e reforçou a posição do município como referência mundial em celulose.

Durante a abertura, realizada na última terça-feira, 19, representando o governador Eduardo Riedel, o secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), destacou que o Estado conseguiu transformar um plano estratégico em realidade.

“Acreditamos na simplificação, combatendo a burocracia, pois confiamos no potencial do setor. Hoje podemos afirmar que consolidamos o ‘Vale da Celulose’ como um conceito reconhecido globalmente”, afirmou Verruck em entrevista à Caçula FM. Ele lembrou que, em agendas recentes na Ásia, os principais compradores confirmaram a aceitação internacional da celulose produzida no MS.

Ao lado de representantes da Eldorado Brasil, Arauco, Reflore e do prefeito de Três Lagoas, Cassiano Maia, o secretário ressaltou a importância de Três Lagoas no cenário mundial. “A cidade de Três Lagoas se consolidou como a Capital da Celulose. Temos uma produção competitiva, sustentável e que disputa de igual para igual com qualquer país do mundo”, declarou.

Hoje, o Mato Grosso do Sul conta com quatro fábricas em operação, uma quinta em construção em Inocência (Arauco) e uma sexta prevista para Bataguassu (Bracell). Outras duas plantas já estão no radar do governo estadual.

Apesar dos avanços, Verruck apontou a logística como o maior desafio. “Precisamos garantir que a celulose chegue de forma competitiva aos portos e dentro do Estado. Por isso, o Governo tem investido constantemente em infraestrutura”, destacou.

O secretário ainda projetou a expansão para os próximos anos, com 2,5 milhões de hectares plantados, novas fábricas e até a produção de celulose solúvel e papel digital, agregando valor à cadeia produtiva. “O mundo já reconhece Três Lagoas como o coração do Vale da Celulose, e nosso objetivo é que o Mato Grosso do Sul se torne referência global”, concluiu.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Motos furtadas são encontradas em ‘desmanche’ na Vila Piloto e adolescente é apreendido

Durante ação, guarnição localizou veículos desmontados, peças de motocicletas e ferramentas usadas.

Primeiro bebê do Natal nasce no Hospital Auxiliadora e emociona Três Lagoas

Menino veio ao mundo às 11h14 desta quinta-feira, 25, pesando 3,185 kg e medindo 49 cm.

Noite de Natal

Na noite de 24 de dezembro, o casal Michelle Meneguelli e seu esposo, Gaúcho, abriu as portas da sua Fazenda para receber amigos e...