20.9 C
Três Lagoas
quinta-feira, 6 de novembro, 2025

Vacina contra herpes-zóster pode ser incorporada ao SUS, avalia Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde solicitou à Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS) a análise para a possível inclusão da vacina contra herpes-zóster na rede pública. Segundo a pasta, o processo ainda aguarda parecer técnico e envolve etapas como viabilidade, análise científica e pactuação entre União, estados e municípios.

Em vídeo nas redes sociais, o ministro Alexandre Padilha reforçou que a inclusão da vacina é uma prioridade da gestão e defendeu campanhas para ampliar o acesso à dose, ainda pouco conhecida pela população.

O que é o herpes-zóster?
Conhecida como cobreiro, a doença é causada pelo vírus da catapora (varicela-zoster), que pode se reativar na fase adulta ou em pessoas com imunidade comprometida. Os sintomas incluem dor, coceira, formigamento, febre e lesões na pele. Em casos graves, pode causar complicações neurológicas, infecções bacterianas e até problemas em gestantes e bebês.

A vacina já está disponível na rede privada, mas tem acesso restrito por seu alto custo. A inclusão no SUS ampliaria a prevenção especialmente entre idosos e grupos de risco.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Capítulo Roberto Ribeiro de Souza nº 460 – 25 Anos de História, Amizade e Fraternidade

No último sábado, dia 1º, no Templo  da Loja Maçônica Regente Feijó IV n. 4, foi realizada a celebração dos 25 anos de Instalação...

Briga dentro de shopping em Três Lagoas viraliza nas redes sociais

Vídeo que circulou nesta terça-feira mostra dois homens trocando socos e ameaças próximo à porta de entrada do estabelecimento.

Em uma noite, duas mulheres são vítimas de feminicídio em MS

Crimes em Jardim e Aparecida do Taboado elevam número de feminicídios no estado em 2025