31 C
Três Lagoas
terça-feira, 20 de maio, 2025

TSE deve cancelar mais de 5 milhões de títulos por ausência nas eleições

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou nesta terça-feira (20) que mais de 5,3 milhões de títulos de eleitor estão sujeitos ao cancelamento por ausência nas três últimas eleições sem justificativa ou pagamento de multa. O prazo para regularização se encerrou na segunda-feira (19).

Apesar do prazo ter terminado, ainda é possível evitar o cancelamento definitivo. Os eleitores devem procurar um cartório eleitoral ou acessar o site do TSE até o dia 29 de maio para apresentar um requerimento de regularização. A decisão final caberá ao juiz eleitoral, com base na documentação apresentada.

O TSE informou que não haverá notificação individual. A recomendação é que os eleitores consultem sua situação no site oficial. A Justiça Eleitoral destaca que o pagamento das multas, por si só, não impede o cancelamento — é preciso também solicitar a regularização.

A partir de 30 de maio, quem não tiver regularizado a situação terá o título cancelado e ficará impedido de votar, se candidatar ou exercer outros direitos civis vinculados à inscrição eleitoral.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Prefeitura convida população para responder pesquisa do Orçamento Participativo da LDO 2026

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Finanças, Receita e Controle (SEFIRC), convida toda a população a participar da pesquisa...

“Ladrão do Fio” ataca pela 7ª vez e invade obra no Ipê

Criminoso escalou muro, quebrou vitrô e fugiu com cerca de 100 metros de fio de cobre, onde câmeras podem revelar identidade do autor.

Parente aproveita para roubar casa durante mudança no Novo Aeroporto

Militares flagraram suspeito escondendo objetos furtados momentos após arrombamento durante a manhã desta terça-feira, 20.