Geral – 05/11/2012 – 19:11
O objetivo é sensibilizar os moradores a participar das ações do Agente de Combate a Endemias na eliminação dos criadouros de mosquitos
A Secretaria Municipal de Saúde, através da Diretoria de Vigilância em Saúde, iniciou mobilização para execução de estratégia específica de combate e controle do vetor transmissor da dengue, nesta seguda-feira (5), em todos os bairros de Três Lagoas.
O objetivo da estratégia é sensibilizar e chamar os moradores a participar das ações do Agente de Saúde de Endemias, por ocasião da visita que faz periodicamente às residências, a encontrar, identificar e eliminar todos os focos criadouros do mosquito aedes aegypti, vetor de transmissão da dengue.
“Só com a participação responsável e presença do morador nessas visitas do nosso Agente de Saúde de Endemias às casas, iremos conseguir conter o crescimento dos números de casos de dengue em nossa Cidade”, comenou a secretária de Saúde, Eliane Brilhante.
“É importante que todos os membros da família participem destas ações junto com o Agente de Saúde e saibam identificar e eliminar todos os focos criadouros de mosquitos”, explicou a Secretária.
Até agora, o Agente de Saúde, em sua visita domiciliar, realizava sozinho esse trabalho, identificando e eliminando os criadouros e percorrendo todos os cômodos, banheiro e quintal de cada residência. Quando necessário, aplicava o “Abate”, que é um larvicida (veneno) específico , e orientava os moradores.
CHUVAS
A aproximação do período das chuvas é também ameaça para o aumento dos criadouros do mosquito transmissor da dengue. Os depósitos de criadouros estão repletos de larvas do mosquito e “basta cair uma chuva para, em pouco mais de 30 minutos, eclodir a proliferação do mosquito”, explicou o coordenador de Endemias, José Carlos Santos Coelho, mais conhecido como Baianinho.
Em reunião, na semana passada, com todos os coordenadores de equipes dos Agentes de Saúde de Endemias, a diretora de Vigilância em Saúde, Neide Yuki da Silva, preparou e transmitiu a todos a estratégia de controle do vetor da dengue, antes que cheguem as chuvas.
“Precisamos estar preparados para o período das chuvas, propício à proliferação do mosquito. Temos que eliminar a tempo os criadouros de mosquitos, nas residências e quintais das casas. Isso será possível, se tivermos a participação e a responsabilidade do morador de cada casa”, recomendou Neide Yuki.
“Este é um trabalho que irá contar também com a mobilização das Secretarias de Assistência Social, Trabalho e Cidadania e da Educação e Cultura”, informou.
“Não basta abrir as portas das casas ao Agente de Saúde, é importante que o morador acompanhe e participe também do trabalho que ele faz para combater a dengue”, comentou Baianinho.
Fonte: Assessoria de Imprensa/Prefeitura