22 C
Três Lagoas
terça-feira, 27 de janeiro, 2026

Saúde divulga resultado do LIRA referente ao mês de abril em Três Lagoas

Três Lagoas (MS) – A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio da equipe de Endemias e Controle de Vetores, setor da Diretoria de Vigilância em Saúde e Saneamento, divulgou nesta segunda-feira (09), o Levantamento de Índice Rápido de Infestação pelo Aedes aegypti – LIRA referente ao mês de abril de 2022.

Pelo levantamento divulgado, o Índice de Infestação Predial (IIP) do mês passado é de 0,6%, ou seja, dos 3.010 imóveis visitados pelos Agentes de Endemias foram encontrados 19 depósitos positivos em 19 dos imóveis que possuíam focos do vetor.

Segundo critérios de avaliação, adotados pelo Ministério da Saúde, existem 3 faixas do índice quanto ao extrato do LIRA. Até 0,9% é considerado satisfatório, ou seja, sem risco de surto e epidemia, com casos esporádicos; de 1 a 3,9% é considerado um alerta e, a partir de 4%, risco iminente de surto e epidemia.

OS CUIDADO DEVEM CONTINUAR

O coordenador de Endemias, Alcides Ferreira, recomenda atenção redobrada no combate ao mosquito Aedes aegypti durante todo o ano. “Recomendamos a população que não deixe água parada em nenhum local. Precisamos continuar contribuindo com a conscientização coletiva de inspeção de focos de proliferação em casas e quintais, além dos locais públicos e terrenos baldios”, finalizou.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Previsão de tempo instável continua nesta terça-feira em Três Lagoas

Temperaturas podem chegar aos 33°C durante a tarde, segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia

Morador conhecido e bem querido no bairro Cinturão Verde vem a óbito na noite de hoje

Comunidade lamenta a perda de um homem simples, querido e respeitado por todos A noite desta segunda-feira foi marcada por tristeza e comoção em Três...

Joelma e Juliano: amor pela Caçula FM vira arte, inclusão e homenagem

A artesã três-lagoense e seu filho emocionaram Toninha Campos ao transformar superação, artesanato e até um corte de cabelo em tributo à rádio