23.8 C
Três Lagoas
terça-feira, 16 de abril, 2024

Saúde alerta para a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento contra o HIV/Aids

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, iniciou nesta quarta-feira (01), a Campanha ‘Dezembro Vermelho’ – em que celebra o ‘Dia Mundial da Luta Contra o HIV/AIDS’. A data simbólica vem para encorajar quem é portador a retomar o autocuidado, reforçar a importância do controle adequado do HIV/AIDS e fortalecer a rede de apoio às PVHIV, sem abrir espaço para a desinformação e o preconceito no Estado.

Para o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, a situação está sob controle em Mato Grosso do Sul. “Estamos em um platô estável em que apresenta redução de casos, contudo precisamos intensificar o diagnóstico, principalmente nesse momento de retomada das atividades dos serviços de saúde, pois o diagnóstico precoce e o tratamento em tempo oportuno evita a evolução para casos mais graves e até óbitos”.

Conforme o levantamento realizado pela Secretaria de Estado de Saúde via SINAN (Sistema de Informações de Agravos de Notificação), houve redução de casos de HIV com 646 casos em 2020 e 501 em 2021. No caso de AIDS foram registrados 219 casos em 2020 e 202 casos em 2021.

Segundo a Gerente Técnica de IST/Aids e Hepatites Virais da SES, Alessandra Salvatori, essa diminuição na notificação de casos provavelmente sofreu forte impacto em razão da pandemia provocada pelo coronavírus.

“Sabemos que as pessoas tiveram dificuldades de realizar o diagnóstico devido ao confinamento e para acessar os serviços de saúde. Também observamos queda na taxa de mortalidade de 4,9 óbitos por 100.000 habitantes em 2019 e 4.2 em 2020 – em comparação com anos fechados. Ações como a testagem rápida para a doença e o início imediato do tratamento, em caso de diagnóstico positivo, são fundamentais para a redução do número de casos e de óbitos no Estado”, pontua Salvatori.

Em 2021, a SES distribuiu 98 mil testes e 2,8 milhões de camisinhas a todas as unidades de saúde dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul. Os preservativos masculinos podem ser retirados em qualquer unidade de saúde, sem restrição de quantidade e sem a necessidade de identificação.

Em Mato Grosso do Sul, existem 12.470 Pessoas Vivendo com HIV (PVHIV). Quanto as estratégias de prevenção combinada, 1.285 pessoas fizeram o uso de medicamentos de profilaxia pós-exposição por 28 dias. E 1.053 pessoas utilizaram a medicação por apresentarem comportamento de risco.

Informações: Assessoria

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Motociclista tem escoriações após carro invadir preferencial e causar colisão

Vítima foi socorrida à Unidade de Saúde pelo SAMU. Já a motorista do automóvel permaneceu no local e prestou todo o auxílio necessário. Por volta...

Universitários sofrem acidente com moto e são socorridos pelo Corpo de Bombeiros

Chovia no momento do acidente e a pista molhada com terra pode ter contribuído a queda das vítimas da moto.

SEMEA, em parceria com a Recytec, realizam ação de coleta de lixo eletrônico nesta semana

A Caravana de lixo eletrônico estará na Feira Central Turística nos dias 17 e 18 de abril, das 8h às 18h. O evento é...