26.6 C
Três Lagoas
quarta-feira, 30 de julho, 2025

Saiba o que é disponibilizado pelo SUS para enfrentamento da Covid-19

Saúde já ofertou mais de 500 milhões de doses de vacinas e adquiriu 50 mil lotes de primeiros antivirais

Na maior campanha de vacinação da história do país, o Governo Federal distribuiu mais de 530 milhões de doses contra a Covid-19 a todas as unidades da federação. Cerca de R$ 35 bilhões foram investidos em compra de vacinas. Do imunizante ao tratamento, o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza as ações necessárias para o enfrentamento da doença no Brasil.

O Ministério da Saúde reforça que a maneira mais eficaz de evitar ou diminuir as chances de contrair a forma grave da Covid-19 é por meio da vacinação. Por isso, além de outras medidas, a Pasta elaborou detalhados esquemas de logística de distribuição dos imunizantes, sendo o Brasil um dos países com maior cobertura vacinal contra a doença.

Para além da prevenção, a Pasta investiu na aquisição de medicamentos para o tratamento da doença. No primeiro lote de medicamentos incorporados ao Sistema Único de Saúde (SUS), os 50 mil tratamentos do antiviral formado pelos comprimidos nirmatrelvir e ritonavir, produzidos pela Pfizer, estão em processo de distribuição a todos os estados e o Distrito Federal, conforme a solicitação e o agendamento programado com cada estado e o DF. “Com a chegada dessa medicação, teremos mais um remédio para os médicos que, com autonomia, poderão prescrever naqueles casos que estão indicados dentro do manual do uso”, destaca o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Em outubro, o Ministério da Saúde promoveu um seminário com orientações para o uso do antiviral nirmatrelvir/ritonavir. No encontro, foi discutido o funcionamento do Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica (e-SUS AF), a ser disponibilizado para dispensação do medicamento. As videoaulas são voltadas aos profissionais médicos e farmacêuticos que farão a prescrição e a dispensação do medicamento. “Para reduzirmos desfechos de internação e óbito, temos de, na ponta, contar com profissionais de saúde qualificados”, disse, na ocasião do seminário, o ministro Queiroga.

O nirmatrelvir e o ritonavir são dois medicamentos antivirais utilizados em conjunto e só devem ser recomendados com prescrição médica. Essa associação medicamentosa é administrada por via oral e indicada para pacientes com Covid-19 leve à moderada, que apresentam elevado risco de complicações pela doença e sem necessidade de uso de oxigênio.

Vacinação

Embora o Brasil possua alta cobertura vacinal no esquema primário (doses 1 e 2), é importante ressaltar a necessidade das doses de reforço para garantir uma efetiva proteção contra a Covid-19. Mais de 69 milhões de brasileiros ainda não voltaram aos postos para receber a primeira dose de reforço da vacina, segundo dados do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Já 32,8 milhões de pessoas poderiam ter recebido a segunda dose de reforço contra a doença, mas ainda não se vacinaram. Os imunizantes estão disponíveis em mais de 38 mil postos de vacinação em todo Brasil.

Ministério da Saúde

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Governo antecipa salários de servidores estaduais de MS

Valores estarão disponíveis para saque a partir de sábado (2), segundo o Sindifiscal/MS O Governo de Mato Grosso do Sul vai depositar os salários dos...

Empresa florestal cria espaço em site com ações sociais que impactam MS e parte de SP

Nova seção do site da MS Florestal reúne projetos em dez municípios, beneficiando mais de 45 mil pessoas

Auren Energia abre inscrições para Programa de Estágio 2025

Processo seletivo oferece vagas de estágio para níveis técnico e superior nas cidades de São Paulo, Rosana (SP), Guanambi (BA) e Araripina (PE)