25.1 C
Três Lagoas
quinta-feira, 12 de fevereiro, 2026

Projetos de Lei visam reduzir carga tributária do MS

 Dois projetos de autoria do Poder Executivo foram protocolados nesta quarta-feira (4) na Assembleia Legislativa, iniciando o processo de análise pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). As propostas são o Projeto de Lei 282/2024 e o Projeto de Lei 283/2024, ambos com objetivo de ajustar e melhorar a legislação tributária do Estado de Mato Grosso do Sul.

O Projeto de Lei 282/2024 propõe alterações e acréscimos à Lei 1.810, de 22 de dezembro de 1997, e à Lei 2.315, de 25 de outuDbro de 2001. Entre as principais mudanças, destacam-se a redução do valor das multas punitivas tributárias relacionadas ao Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS). A proposta também prevê o aumento dos descontos aplicados sobre as multas para pagamento dentro dos prazos especificados e a redução das multas moratórias.

Adicionalmente, o projeto autoriza o Executivo a isentar ou reduzir taxas estaduais relacionadas ao Imposto sobre a Transmissão “Causa Mortis” e Doação de quaisquer bens ou direitos (ITCD) e ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Essas medidas são voltadas à formação de processos que comprovem condições para a obtenção de benefícios fiscais, de imunidade tributária e de parcelamento.

O segundo projeto, o Projeto de Lei 283/2024, dispõe sobre a definição de critérios para a caracterização de contribuinte como devedor contumaz. O objetivo é dotar o Estado de um instrumento legal que defina o devedor contumaz no âmbito das obrigações tributárias, estabeleça medidas fiscais aplicáveis e disponha sobre providências para sua operacionalização. Este mecanismo visa proteger o erário público, evitar práticas de sonegação e inadimplência deliberada, e impedir a concorrência desleal com contribuintes que cumprem regularmente suas obrigações.

Essas propostas seguem agora para análise da CCJR, onde serão avaliadas e discutidas antes de possíveis encaminhamentos para outras comissões e votações plenárias.

Com informações ALEMS

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Caixa inicia pagamento de fevereiro do Bolsa Família nesta quinta-feira

Parcela será liberada para beneficiários com NIS final 1 e para famílias de oito estados em situação de emergência; cerca de 18,8 milhões serão...

Mato Grosso do Sul recebe 78 mil doses da nova vacina brasileira contra a dengue

Imunização começa pelos trabalhadores das UBSs em meio ao aumento de casos no Estado,ampliação para público de 15 a 59 anos está prevista para...

Três Lagoas terá quinta-feira de sol entre nuvens, segundo meteorologia

Estado registra dois cenários climáticos distintos, com calor intenso no centro-sul e instabilidades provocadas pela ZCAS no norte e nordeste