30.7 C
Três Lagoas
quarta-feira, 17 de setembro, 2025

Prefeitura adquire alimentos de pequenos produtores rurais

Educação – 04/09/2012 – 18:09

A Administração Municipal de Três Lagoas para incentivar a agricultura familiar contratou fornecedores rurais através de processo licitatório simplificado. Serão 13 produtores rurais e uma cooperativa que durante seis meses irão vender R$ 20 mil reais cada em produtos hortifrutigranjeiros que serão utilizados na merenda escolar.

A compra segue as regras do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), com isso, a produção de verdura, legumes, ovos e tomates cultivados pelos pequenos produtores rurais abastecem escolas Municipais e Centros de Educação Infantil da Cidade.

A cooperativa que fornecerá para a Prefeitura é de Mirandópolis (SP), e oitos produtores são do Cinturão Verde, dois são da horta Nova Esperança e três são agricultores do Distrito de Arapuá.

Alimentação escolar

O serviço de alimentação escolar do Município de Três Lagoas segue as normas recomendadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Com a Lei do PNAE não é necessário que os pequenos produtores passem por licitação de concorrência para tornarem fornecedores da Prefeitura. E, é uma exigência do PNAE que pelo menos 30% da alimentação escolar pública seja oriunda de organizações da Agricultura Familiar.

Hoje, a Secretaria Municipal de Educação atende a 8 mil refeições diárias no Ensino Fundamental e 2 mil na Educação Infantil.

Os cardápios são elaborados por nutricionista, atendendo as orientações nutricionais preconizadas pelo Programa.

De acordo com a nutricionista da Prefeitura, Vania Borges, no Ensino Fundamental os alunos recebem lanche único nos dois períodos, incluindo refeições salgadas e doces, utilizando alimentos básicos (arroz, feijão, macarrão, fubá, farinha, leite, pão, biscoitos, carne, frango, frutas e verduras) e semielaborados (preparados em pó, enriquecidos com vitaminas e sais minerais). Os cardápios são elaborados mensalmente, considerando aceitação dos alunos, hábitos alimentares, clima, faixa etária atendida e disponibilidade dos alimentos.

Já na escola de período integral Professor Ramez Tebet, com 600 alunos, é servida três refeições diárias (café da manhã, almoço e lanche da tarde).

Fonte: Assessoria/Redação / Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Melatonina: o que é, para que serve e os riscos do uso sem prescrição

Uso descontrolado do “hormônio do sono” preocupa médicos e pode gerar efeitos adversos

Alunos conhecem Câmara por dentro e aprendem sobre política

Turmas do 5º ano da Presidente Médici participam de visita guiada ao Legislativo Alunos do 5º ano da Escola Municipal Presidente Médici tiveram, nesta quarta-feira...

Alerta sonoro vai soar ao mesmo tempo nos celulares de Três Lagoas

Teste do Governo Federal vai simular alerta de emergência no dia 27 Na manhã de 27 de setembro, todos os celulares de Três Lagoas vão...