27 C
Três Lagoas
segunda-feira, 10 de novembro, 2025

Prazo para contestar descontos indevidos no INSS encerra em 14 de novembro

Beneficiários ainda poderão aderir ao acordo de ressarcimento após a data

Prazo para contestar descontos indevidos no INSS encerra em 14 de novembro
Beneficiários ainda poderão aderir ao acordo de ressarcimento após a data

Aposentados e pensionistas que identificaram descontos não autorizados de entidades associativas no benefício têm até o dia 14 de novembro para registrar contestação junto ao INSS. Desde maio, quando o sistema foi aberto, já foram realizadas 5,9 milhões de contestações.

A contestação é necessária para garantir a devolução dos valores descontados. O procedimento é simples e pode ser feito pelos seguintes canais:

Meu INSS (aplicativo ou site), no serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”
Central 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h
Agências dos Correios, com atendimento gratuito

Ao clicar em “Não autorizei o desconto” no aplicativo, o beneficiário abre a contestação. A entidade responsável tem até 15 dias úteis para responder. Se não houver retorno dentro do prazo, o sistema libera automaticamente a opção de aderir ao acordo de ressarcimento.

Até o momento, o Governo Federal já devolveu R$ 2,4 bilhões para 3,6 milhões de pessoas, o que corresponde a 75% dos beneficiários aptos ao ressarcimento. O pagamento é feito direto na conta do benefício, com correção pelo IPCA, sem necessidade de processo judicial.

Mesmo após o dia 14, a adesão ao acordo de ressarcimento continuará aberta e pode ser feita pelo Meu INSS ou nas agências dos Correios. Pela Central 135, não é possível aderir ao acordo.

Ascom INSS

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas realiza primeira etapa do Circuito de Corrida de Rua “Cidade das Águas” no Jupiá

Evento marcou início de série esportiva que valoriza paisagens naturais e incentiva hábitos saudáveis A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de...

Adriana Silva lança livro sobre violência doméstica e superação

“Uma Flor Silenciada no Jardim” foi lançada na sexta-feira (7); obra fal sobre as marcas emocionais da violência contra a mulher A psicanalista e escritora...

Adolescente é apreendida por tráfico em ação da GETAM na Vila Piloto

Jovem de 17 anos estava com porções de crack e dinheiro durante patrulhamento, onde namorado também foi levado à delegacia.