16.5 C
Três Lagoas
domingo, 13 de julho, 2025

Plano de Coleta Seletiva é apresentado em Audiência Pública

12/08/2014 – Atualizado em 12/08/2014

Entre os aspectos legais, financeiros e sociais, estudo revelou que potencial de reciclagem no município de Três Lagoas está acima de 10,21 mil toneladas/mês, do total de 35.218,8t/mês de lixo coletado

Por: Assessoria

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação, promoveu uma segunda Audiência Pública de apresentação conclusiva para implantação do Plano de Coleta Seletiva, inserido no Projeto Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.

O evento, organizado e apresentado pela empresa MS Sanear, contratada pela Prefeitura de Três Lagoas, aconteceu no Centro Cultural Professora Irene Marques Alexandria, Rua Paranaíba, Centro, na noite desta segunda-feira (11).

Entre as autoridades, o secretário de Infraestrutura, Transporte e Habitação, Walter Garcia de Oliveira Júnior, representando a prefeita de Três Lagoas, Marcia Moura (PMDB); secretário de Trânsito, Milton Gomes Silveira; vereador Adão José Alves (PMDB); engenheiros ambientais da MS Sanear, Anderson Luiz Inácio da Silva e Diego Lanza Lima; e representantes de Secretarias Municipais da Prefeitura de Três Lagoas, notadamente, Saúde e Meio Ambiente.

Também participaram da Audiência Pública: grupos de estudantes e técnicos ambientais; representantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Militar Ambiental; e grupo de catadores de materiais recicláveis.

APRESENTAÇÃO

A apresentação do Plano de Coleta Seletiva para o município de Três Lagoas esteve a cargo do engenheiro ambiental, Diego Lanza Lima, que abriu espaço para a formulação de perguntas, relacionadas ao assunto.

Na exposição, foi dado destaque aos aspectos legais, fundamentados na Lei Federal 12.305/2010, que regulamenta e institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. No artigo 3º, a referida Lei define importantes conceitos de coleta seletiva e resíduos.

Entre os aspectos financeiros e sociais do Plano da Coleta Seletiva, Diego Lanza expôs levantamento que revela que o potencial mensal de reciclagem, na cidade de Três Lagoas é de 10.213,15 toneladas, do total de lixo coletado convencionalmente por mês, que é de 35.218,8 toneladas.

Outro dado importante na exposição do Plano da Coleta Seletiva é que 30 dos 41 catadores atuantes de materiais recicláveis, participaram de importantes reuniões sobre o assunto “e 17 deles já demonstraram interesse em participar de Cooperativa”, informou Diego Lanza.

ADESÃO

Quanto à adesão da população à proposta da Coleta Seletiva, 94% estão dispostos e interessados a participar. No processo de diagnóstico e levantamento, técnicos treinados percorreram a Cidade, entrevistando moradores para entender o quanto as pessoas sabem de coleta seletiva e como gostariam que fosse implantada, explicou o engenheiro da MS Sanear.

“No cenário de três mil pessoas entrevistadas, a maioria prefere a coleta seletiva feita de porta em porta. Assim mesmo, contaremos com a implantação dos chamados PEVs (Postos de Entrega Voluntária), em locais de grande circulação de pessoas”, anunciou. Ele citou como exemplo, postos de combustíveis, escolas, supermercados e outros.

Para tanto, “contamos com 20 parceiros para hospedagem e segurança dos PEVs, já com assinatura de autorização prévia, que nos dá segurança contra eventuais ações de invasão e vandalismo”, informou Diego Lanza.

ESTRUTURA OPERACIONAL

Para a execução do Plano da Coleta Seletiva, previsto para começar em setembro, foi também feito estudo da Estrutura Operacional, que inclui a Setorização do Município, Roteiro da Coleta e dias específicos e os quatro caminhões de coleta, com traçado de percurso, calculado em torno de 35 km por dia até ao Galpão de Triagem, às margens da BR-158, área rural nas imediações da Penitenciária de Segurança Média de Três Lagoas.

O local conta com infraestrutura adequada e é apropriado para que os catadores possam realizar o seu trabalho, inclusive, terá uma esteira para que eles possam fazer a separação do lixo reciclável.

Nessa estrutura operacional, já prevista no Plano de Coleta Seletiva, “poderemos contar com o Galpão de Triagem, Unidade de Tratamento de Resíduos e a tão esperada Cooperativa”, informou o Engenheiro Ambiental.

Ainda dentro do processo de implantação da Coleta Seletiva, são previstas ações de divulgação e de educação ambiental, direcionadas aos moradores, com distribuição de panfletos, carros de som e veiculação na Imprensa (rádio, tevê, jornais e revistas).

Fotos: Assecom

Fonte: Assessoria de Comunicação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PM aborda dupla após denúncia de perturbação em ponto de ônibus em frente ao shopping de Três Lagoas

Na tarde deste sábado, 12 de julho, a Polícia Militar de Três Lagoas agiu rapidamente após receber uma denúncia de perturbação em um ponto...

Incêndio destrói casa no bairro Santos Dumont II em Três Lagoas; moradora escapa sem ferimentos

Um incêndio de grandes proporções destruiu completamente uma residência na manhã deste sábado, 12 de julho, no bairro Santos Dumont II, em Três Lagoas...

Polícia Militar recupera moto furtada e é agradecida por família nas redes sociais em Três Lagoas

A Polícia Militar de Três Lagoas demonstrou mais uma vez eficiência ao recuperar, em poucas horas, uma motocicleta furtada no bairro Vila Piloto. O...