23.7 C
Três Lagoas
quarta-feira, 17 de dezembro, 2025

Pesquisa vai avaliar a saúde da população brasileira

Geral – 18/10/2012 – 08:10

A partir de 2013, o Ministério da Saúde iniciará pesquisa com o objetivo de avaliar a saúde da população. Cerca de 16 mil pessoas, de 1.600 municípios, vão passar por exames de sangue e urina, além de medir a pressão arterial.

A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) faz parte do Plano de Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis. A meta é colher dados sobre os hábitos de alimentação, tabagismo, uso de bebidas alcoólicas, da prática de atividade física e sobre fatores associados a comportamentos não saudáveis da população.

De acordo com o Ministério da Saúde, as informações vão ser base de ações de combate às doenças crônicas não transmissíveis, responsáveis por 72% das mortes no Brasil.

O levantamento vai contar com a parceria do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para levar questionários a 80 mil residências. Ele pretende estimar a cobertura de exames preventivos de câncer de colo de útero e de mama e quer ainda investigar a atenção dada aos doentes diagnosticados com hipertensão, diabetes e depressão, incluindo o acesso a medicamentos, exames complementares de diagnóstico e continuidade nos cuidados.

A PNS se propõe ainda a delinear o perfil lipídico da população e a dimensionar o acesso ao diagnóstico de alguns problemas crônicos, como a hipertensão e o diabetes.

Fonte: Da Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Detran e Cetran alinham aplicação da nova CNH e regras para ciclomotores em MS

Reunião debate impactos operacionais, segurança jurídica e exigência de registro e emplacamento a partir de 2026 O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do...

Emissão do Novo RG cresce em MS e Estado se aproxima de 600 mil documentos entregues

Ampliação da rede, sistema online e mutirões fortalecem acesso à cidadania e impulsionam crescimento de até 15 por cento em 2025 Mato Grosso do Sul...

Ações nas escolas impulsionam MS ao topo do ranking nacional de vacinação

Campanhas em escolas e atuação integrada entre Estado, municípios e Governo Federal impulsionaram a cobertura vacinal Mato Grosso do Sul alcançou posição de destaque nacional...