32.9 C
Três Lagoas
domingo, 5 de maio, 2024

Para proteção de dados, Prefeitura adquire antivírus eleito melhor do mundo

23/09/2017 03h59

Diversas medidas foram tomadas para aperfeiçoar o funcionamento do serviço Público

Por:Assessoria de Imprensa

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), ligado à Secretaria de Administração (SEAD) acaba de adquirir, pela primeira vez, um sistema de antivírus profissional.

Eleito o melhor antivírus do mundo, de acordo com o portal UOL, o “Bitdefender” será usado pelos computadores da Prefeitura por um período de quatro anos.

“Um antivírus deste porte garante segurança nas nossas estações, nos computadores, servidores e até impressoras”, explicou Alex Martins, Diretor do DTI.

Atualmente, de acordo com o DTI, a Administração conta com mais de 1 mil computadores distribuídos pelos departamentos e secretarias. Estas máquinas armazenam, além de dados da própria Prefeitura, informações dos munícipes.

De acordo com Alex, transtornos causados por softwares mal intencionados podem afetar o andamento do serviço público, como já aconteceu. “Há alguns anos um vírus muito forte atingiu a rede do nosso sistema, paralisando totalmente os trabalhos por dois dias. O sistema só foi totalmente recuperado após 12 dias”, contou.

O novo sistema antivírus já está sendo instalado nos computadores. No prédio principal, por enquanto, a SEAD e o Departamento de Licitação já receberam o programa. A expectativa é que até o final do ano todos os computadores já estejam com a proteção adequada.

Outro programa está sendo instalado nas máquinas. Trata-se de um software que mapeará e tomara nota das configurações de cada computador. Isso ajudará a identificar falhas no hardware das máquinas e até mesmo evitar extravios de peças.

“Esse serviço vai nos ajudar a distribuir acessórios entre os computadores, cada máquina estará no nosso sistema e saberemos a carência de cada uma”, disse Alex, que defende a aplicação do que ele chama de “Governança de TI”.

Além das melhorias que serão aplicadas nos sistemas, o DTI também realizou uma inédita manutenção nos nobreaks que sustentam os servidores do Município. Esses aparelhos são responsáveis por sustentar a energia dos computadores, caso haja uma queda de energia; e não recebiam nenhum reparo há 6 anos.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Em Mato Grosso do Sul, indígenas são presos sem acesso a intérprete

Relatório da Defensoria Pública do estado aponta racismo estrutural.

Governo de MS envia aeronave para apoiar resgate e salvamento das vítimas das enchentes no RS

Governo do Rio Grande do Sul declarou situação de calamidade pública no estado, afetado pelos "eventos climáticos de chuvas intensas" ocorridos a partir de 24 de abril de 2024.

Indústria volta a gerar empregos em Três Lagoas e registra aumento de 194,4% nas contratações

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), também foram 8113 contratações e 7414 demissões foram computadas no município, resultando em um saldo de 699 novas vagas de emprego. Um desempenho muito acima da média registrada em MS, que registrou queda de -1,4% na geração de empregos no 1° trimestre do ano.