18/09/2013 – Atualizado em 18/09/2013
Papiloscopistas pedem que Deputado Akira Otsubo vote contra o Veto 3, que impede estes profissionais de serem considerados peritos oficiais
Por: Assessoria
Papiloscopistas solicitaram hoje (17/09) ao deputado federal Akira Otsubo (PMDB/MS) que vote pela derrubada do veto 30 da presidente da República, Dilma Rousseff, ao Projeto de Lei do Senado Federal 244/2009. O projeto reconhece os papiloscopistas como peritos oficiais. A matéria está na pauta da sessão do Congresso Nacional desta noite.
Na reunião, Wandra Jacques, presidente do Sindicato dos Papiloscopistas e Peritos Oficiais de Mato Grosso do Sul (SinpapMS), explicou as implicações da derrubada do veto para a categoria, afirmando que o PLS assegura autonomia técnica e científica aos papiloscopistas; evita a “reserva de mercdo” na atividade pericial; não é inconstitucional, pois apenas regulamenta matéria processual penal; não é “trem da alegria”, uma vez que não altera cargo, salário e nem atribuições funcionais; e promove a segurança legal e jurídica das provas criminais.
Também participaram da reunião Liene Penitente Deboni, assessora de Relações Públicas do SinpapMS; Norma Vieira Valério, papiloscopista de Mato Grosso do Sul; e Paola Rabello Viera, diretora de marketing da Associação Brasiliense Peritos Papiloscopistas (Asbrapp).
