16.9 C
Três Lagoas
quarta-feira, 27 de agosto, 2025

Organizações condenam autorização para farmacêutico prescrever medicamentos

Na última segunda-feira (17), o Conselho Federal de Farmácia (CFF) publicou uma resolução que autoriza oficialmente farmacêuticos a prescrever medicamentos tarjados e que exigem receita médica. A medida gerou críticas de entidades médicas, como o Conselho Federal de Medicina (CFM), que considera a prática ilegal e arriscada à saúde, argumentando que a prescrição é uma competência exclusiva dos médicos, que têm a formação necessária para diagnosticar e definir tratamentos.

O CFM, a Associação Médica Brasileira (AMB) e a Associação Paulista de Medicina expressaram preocupação com os riscos para os pacientes, destacando que a prescrição de medicamentos envolve um processo complexo de anamnese e exames, que são competência dos médicos. As entidades afirmam que a resolução do CFF coloca a saúde pública em perigo, permitindo que profissionais sem formação clínica adequada prescrevam medicamentos.

Por outro lado, o CFF defende que a prescrição farmacêutica é respaldada pela Lei Federal nº 13.021/2014 e visa aprimorar a fiscalização e garantir segurança aos pacientes. A resolução, que entra em vigor em 30 dias, permite que farmacêuticos prescrevam medicamentos isentos de prescrição e tarjados, desde que sigam protocolos e diretrizes científicas. A medida, segundo o CFF, não representa uma novidade, mas sim uma organização da prescrição farmacêutica dentro das competências legais do profissional.

O CFF esclarece que os farmacêuticos não poderão prescrever medicamentos de tarja preta e que suas prescrições serão baseadas em evidências científicas robustas, sem interesse comercial ou achismos. Para garantir maior segurança, a prescrição será vinculada ao Registro de Qualificação de Especialista (RQE), permitindo que a sociedade consulte diretamente os farmacêuticos prescritores.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Emissão de RG enfrenta altos índices de ausência e reprovações em Três Lagoas

Chefe do Núcleo de Identificação Civil, perita Cristiane Correia, pede mais comprometimento da população

Vereadora Sirlene Pereira propõe campanha inédita sobre aneurisma cerebral

Projeto alerta sobre riscos do aneurisma cerebral e promove prevenção e orientação à população

Colisão frontal entre caminhão-baú e carreta de calcário mata duas pessoas na BR 262

Acidente mobilizou PRF e Bombeiros, onde trânsito segue lento e desviado na região do Bálsamo, entre Campo Grande e Ribas do Rio Pardo