31 C
Três Lagoas
quarta-feira, 17 de setembro, 2025

Nosso Piloto James Luck será enviado para sobrevoar a Chapada dos Guimarães-MT

15/09/2014 – Atualizado em 15/09/2014

Acompanhe mais uma aventura da série de reportagens com o Repórter Aéreo

Por: James Luck

O audacioso o piloto James Luck estará embarcando para sobrevoar a Chapada dos Guimarães no Mato Grosso.

James Luck nascido no município de Três Lagoas – MS, piloto de Paramotor há mais de 2 anos, possuindo em seu currículo mais de 150 horas de vôo, já sobrevoou muitos lugares lindos, como Santos-SP, Guarujá-SP, Araçatuba-SP, Cassilândia-MS, Colorado-PR, Água-Clara-MS, Castilh- SP, Andradina-SP, dentre outras cidades.

Luck foi o primeiro piloto a se formar profissionalmente no estado do Mato Grosso do Sul, também foi o mentor e organizador do primeiro Festival Aéreo do estado realizado em Três Lagoas na Pousada do Tucunaré. Lembrando que este ano acontecerá 2° edição do evento organizado pela Federação Sul Mato-Grossense de Paramotor nos dias 24, 25 e 26 de Outubro no CTA.

James Luck tem um sonho desde o inicio de suas aventuras: sobrevoar e realizar matérias aéreas de diversos lugares do Brasil e do mundo, por isso, a Chapada dos Guimarães não poderia ficar de fora.

Procurou saber sobre a história do município

A fundação oficial do núcleo que originou o atual município de Chapada dos Guimarães deu-se no ano de 1751.

O primeiro homem branco a instalar-se em Chapada dos Guimarães foi o paulista Antônio de Almeida Lara que, por volta de 1722, abrindo a sua fazenda, depois engenho do Buriti. Lara chegou a Cuiabá em 1720 numa das levas de bandeirantes pioneiros. Em 1721, como fazia pesquisas auríferas Rio Coxipó acima, tudo leva a crer tenha sido ele um dos fundadores do Arraial da Forquilha.

A primeira denominação foi Sant’Ana da Chapada, nome da célebre missão dos jesuítas comandada pelo padre Estevão de Castro. Mais tarde, o nome foi alterado para Chapada de Cuiabá. Não demorou muito e o nome foi novamente modificado, desta feita para Sant’Ana da Chapada de Guimarães.

Nesta ocasião governava a Capitania de Mato Grosso o Capitão General Luíz Pinto de Souza Coutinho – Visconde de Balsemão, que, acatando sugestão de portugueses naturais da cidade de Guimarães, acrescentou à denominação de Sant’Ana da Chapada o termo “de Guimarães”. Outra fonte dá o termo como homenagem ao Duque de Guimarães, por imposição do mesmo Visconde de Balsemão.

Em 1814, o povoado foi elevado à categoria de Freguesia. Através da Lei Provincial nº 219 de 11 de dezembro de 1848, a localidade transformou-se em Distrito Administrativo. O Distrito de Paz de Chapada foi criado em 1875.

O município, com o nome de Chapada dos Guimarães, foi criado em 15 de dezembro de 1953, através da Lei Estadual nº 701.

Em 1994, a Assembléia Legislativa de Mato Grosso pretendeu retornar a denominação de Chapada dos Guimarães para Chapada de Guimarães. A lei foi vetada pelo executivo permanecendo Chapada dos Guimarães.

James Luck se diz muito empolgado com a sua próxima missão e não vê a hora de sobrevoar esse magnifico lugar.

O piloto agradece em especial ao seu amigo Rogério Souza Três-lagoense atualmente morando em Cuiabá-MT pela oportunidade, ele que irá recepcionar o piloto e mostrar a deslumbrante paisagem onde ocorrerão os vôos.

Acompanhem a matéria pelo Portal de Notícias da Rádio Caçula.

Sucesso ao piloto James Luck e que venham muitas outras Aventuras, estamos com você!.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas terá campanha anual de prevenção ao diabetes infantil nas escolas

Lei de autoria do vereador Mário Grespan Júnior foi sancionada pelo prefeito Cassiano Maia e passa a integrar o calendário oficial do município

Senado aprova pena maior a quem fornecer drogas ou bebidas a menores

Texto vai à sanção presidencial para entrar em vigor O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (16) um projeto de lei que aumenta a pena...

Tragédia no céu de MS: médico e pecuarista morre em queda de aeronave

Ramiro Pereira de Matos, de 67 anos, era piloto experiente e tinha fazendas em três estados