15/09/2014 – Atualizado em 15/09/2014
Acompanhe mais uma aventura da série de reportagens com o Repórter Aéreo
Por: James Luck
O audacioso o piloto James Luck estará embarcando para sobrevoar a Chapada dos Guimarães no Mato Grosso.
James Luck nascido no município de Três Lagoas – MS, piloto de Paramotor há mais de 2 anos, possuindo em seu currículo mais de 150 horas de vôo, já sobrevoou muitos lugares lindos, como Santos-SP, Guarujá-SP, Araçatuba-SP, Cassilândia-MS, Colorado-PR, Água-Clara-MS, Castilh- SP, Andradina-SP, dentre outras cidades.
Luck foi o primeiro piloto a se formar profissionalmente no estado do Mato Grosso do Sul, também foi o mentor e organizador do primeiro Festival Aéreo do estado realizado em Três Lagoas na Pousada do Tucunaré. Lembrando que este ano acontecerá 2° edição do evento organizado pela Federação Sul Mato-Grossense de Paramotor nos dias 24, 25 e 26 de Outubro no CTA.
James Luck tem um sonho desde o inicio de suas aventuras: sobrevoar e realizar matérias aéreas de diversos lugares do Brasil e do mundo, por isso, a Chapada dos Guimarães não poderia ficar de fora.
Procurou saber sobre a história do município
A fundação oficial do núcleo que originou o atual município de Chapada dos Guimarães deu-se no ano de 1751.
O primeiro homem branco a instalar-se em Chapada dos Guimarães foi o paulista Antônio de Almeida Lara que, por volta de 1722, abrindo a sua fazenda, depois engenho do Buriti. Lara chegou a Cuiabá em 1720 numa das levas de bandeirantes pioneiros. Em 1721, como fazia pesquisas auríferas Rio Coxipó acima, tudo leva a crer tenha sido ele um dos fundadores do Arraial da Forquilha.
A primeira denominação foi Sant’Ana da Chapada, nome da célebre missão dos jesuítas comandada pelo padre Estevão de Castro. Mais tarde, o nome foi alterado para Chapada de Cuiabá. Não demorou muito e o nome foi novamente modificado, desta feita para Sant’Ana da Chapada de Guimarães.
Nesta ocasião governava a Capitania de Mato Grosso o Capitão General Luíz Pinto de Souza Coutinho – Visconde de Balsemão, que, acatando sugestão de portugueses naturais da cidade de Guimarães, acrescentou à denominação de Sant’Ana da Chapada o termo “de Guimarães”. Outra fonte dá o termo como homenagem ao Duque de Guimarães, por imposição do mesmo Visconde de Balsemão.
Em 1814, o povoado foi elevado à categoria de Freguesia. Através da Lei Provincial nº 219 de 11 de dezembro de 1848, a localidade transformou-se em Distrito Administrativo. O Distrito de Paz de Chapada foi criado em 1875.
O município, com o nome de Chapada dos Guimarães, foi criado em 15 de dezembro de 1953, através da Lei Estadual nº 701.
Em 1994, a Assembléia Legislativa de Mato Grosso pretendeu retornar a denominação de Chapada dos Guimarães para Chapada de Guimarães. A lei foi vetada pelo executivo permanecendo Chapada dos Guimarães.
James Luck se diz muito empolgado com a sua próxima missão e não vê a hora de sobrevoar esse magnifico lugar.
O piloto agradece em especial ao seu amigo Rogério Souza Três-lagoense atualmente morando em Cuiabá-MT pela oportunidade, ele que irá recepcionar o piloto e mostrar a deslumbrante paisagem onde ocorrerão os vôos.
Acompanhem a matéria pelo Portal de Notícias da Rádio Caçula.
Sucesso ao piloto James Luck e que venham muitas outras Aventuras, estamos com você!.

-
Content section component
-
-
-
-