Educação – 05/09/2012 – 15:09
O Projeto Na Ponta da Língua, que tem a finalidade de desmistificar as alterações implementadas pelo novo acordo ortográfico da língua portuguesa, foi assistido por 910 alunos da Escola Estadual Waldemir Barros da Silva, de Campo Grande (MS), nesta quarta-feira (05/09). O projeto teve sua 2ª edição lançada no dia 29 de agosto e as apresentações são sempre realizadas pelo grupo teatral XPTO, de São Paulo (SP).
De acordo com a diretora adjunta da Escola Estadual Waldemir Barros da Silva, Luzia Silva Soares, a escola acredita em iniciativas como essa e investem em propostas parecidas. “Sempre trabalhamos a língua portuguesa e a literatura de forma diferenciada, pois acreditamos no poder da leitura e de uma boa ortografia. A iniciativa reforçou o que já trabalhamos em sala de aula e prendeu a atenção de todos, acrescentando no aprendizado dos nossos alunos”, destacou.
O aluno Gabriel Braga, 20 anos, acredita que a interatividade da peça é a melhor forma de aprender o tema. “Consegui ter um fácil entendimento de todas as regras, pois com o humor e aas canções fica mais divertido de aprender”, disse. Da mesma forma pensa a aluna Isabela, 17 anos, que se divertiu durante a apresentação. “Foi muito receber essa iniciativa aqui na escola, pois reforçou tudo que aprendemos em sala de aula, de maneira fácil e diferente”, garantiu.
A aluna Karoline Martins, 17 anos, afirma que a peça contribui muito para quem está se preparando para o vestibular. “Agora na reta final é essencial estarmos antenados nas novas regras, pois serão exigidas. A peça é maravilhosa, engraçada e muito explicativa”, disse.
O projeto
Além das apresentações artísticas do grupo XPTO, o projeto Na Ponta da Língua também vai distribuir milhares de cartilhas que explicam as mudanças na língua portuguesa. Ao todo serão contempladas 55 instituições de ensino públicas e privadas de 46 municípios de Mato Grosso do Sul, beneficiando 38 mil estudantes até dezembro deste ano.
As cidades escolhidas para receberem o projeto são Campo Grande, Jaraguari, Terenos, Nova Alvorada do Sul, Dourados, Itaporã, Douradina, Fátima do Sul, Jateí, Gloria de Dourados, Vicentina, BAtayporã, Taquarussu, Angélica, Deodápolis, Naviraí, Novo Horizonte do Sul, Juti, Japorã, Mundo Novo, Itaquiaraí, Sete Quedas, Paranhos, Tacuru, Ponta Porã, Laguna Carapã, Antonio João, Bela Vista, Caracol, Guia Lopes da Laguna, Bonito, Anastácio, Bodoquena, Corumbá, Dois Irmãos do Buruti, Rochedo, Corguinho, Camapuã, Rio Negro, Pedro Gomes, Alcinópolis e Figueirão.
A peça possui cinco personagens, entre eles o casal de bonecos “João” e “Maria”, além do “Senhor A”, que conta boa parte de toda a história embalada por canções animadas e fáceis de gravar. O superintendente do Sesi, Michael Gorski, informa que neste ano o projeto chegará ao departamento administrativo das indústrias da Capital, que poderão conferir de perto a iniciativa.
“Este ano estamos complementando o trabalho que já foi realizado em 2011, o que nos mostra o sucesso e a repercussão das apresentações em todo o Estado. Ficou o sentimento de quero mais, de cidades e escolas que receberam a iniciativa e que gostariam de conferir novamente, além de localidades de não haviam sido atendidas antes”, destacou Michael Gorski.
No ano passado, foram beneficiados 37.872 estudantes de 72 escolas publicas e privadas de 39 municípios, que ao longo de três meses receberam as apresentações teatrais e distribuição de cartilhas sobre as principais alterações ortográficas. O presidente da Fiems, Sérgio Longen, destaca que a definição dos 46 municípios que serão atendidos neste ano teve como critério as cidades que possuem indústrias. “Queremos estar mais pertos dessas indústrias e levar a reforma ortográfica a todos, de forma lúdica e descontraída. É com muita satisfação que lançamento mais esta edição, isso comprova o sucesso que tivemos no ano passado, atestando a competência de todos os envolvidos”, frisou.
Fonte: Fiems