Mato Grosso do Sul registrou 130 mortes decorrentes de intervenções policiais em 2026 e está a apenas uma ocorrência de igualar o recorde histórico de 131 casos, registrado em 2023. Os números são da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e fazem parte da série histórica iniciada em 2016.
O cenário chama atenção principalmente pelo ritmo registrado nos últimos meses. Agosto terminou com 30 mortes, o maior número para um único mês desde o início da série. Com o resultado, a média chegou a aproximadamente uma morte a cada dois dias ao longo de 2026.
Entre os casos recentes está uma ocorrência em Coxim, no dia 31 de agosto, quando três pessoas morreram durante um confronto com policiais militares na BR-359. Em outro episódio, ocorrido na região de Ivinhema, duas pessoas morreram após, segundo a versão policial, apontarem armas contra os militares durante uma abordagem.
O avanço das mortes ocorre em um contexto de aumento da atuação de organizações criminosas no Estado. O secretário de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, relacionou a violência à posição estratégica de Mato Grosso do Sul, que faz fronteira com Paraguai e Bolívia e integra importantes rotas utilizadas pelo crime organizado.


