26.7 C
Três Lagoas
segunda-feira, 5 de maio, 2025

MS Qualifica Digital terá 1,2 mil vagas de capacitação profissional de graça, para o setor florestal

A plataforma MS Qualifica Digital terá 1.220 vagas gratuitas em capacitações voltadas ao setor florestal que serão ofertadas pelo Senar/MS. A plataforma, lançada nesta quarta-feira (30) pelo Governo do Estado é um ambiente 100% digital que conecta trabalhadores, empresas e instituições de ensino, integrando ações de qualificação profissional e geração de emprego em todo o Mato Grosso do Sul.

Disponível gratuitamente pelo site msqualifica.ms.gov.br e pelo aplicativo MS Digital, a plataforma permite o acesso a cursos, vagas de emprego e currículos. A proposta é oferecer uma navegação acessível, inclusive para pessoas com pouca familiaridade com tecnologia, e conectar diretamente a demanda do mercado com a força de trabalho disponível no estado.

“Estamos oferecendo capacitações gratuitas aos produtores rurais, trabalhadores e aquelas pessoas que querem se inserir no mercado de trabalho. São 12 trilhas de capacitações, com cargas horárias entre 144 e 220 horas, para quem deseja entrar ou se qualificar no mercado florestal”, explicou o superintendente do Senar Mato Grosso do Sul, Lucas Galvan, que assinou termo de cooperação técnica com o Governo do Estado, por meio da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e Funtrab (Fundação do Trabalho de MS).

As trilhas de capacitações do Senar/MS dentro da plataforma são compostas por múltiplos cursos de Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS), com foco em habilidades técnicas e gerenciais demandadas pelo setor produtivo. Entre os temas ofertados estão:

– Viveirista (24 cursos – 196h)
– Máquinas Florestais – Periféricos e Tecnologias (22 cursos – 216h)
– Operador de Máquinas – Linha Amarela (14 cursos – 168h)
– Segurança no Manejo de Florestas (18 cursos – 144h)
– Comercialização de Florestas Plantadas (18 cursos – 200h)
– Processos Gerenciais em Florestas Plantadas (26 cursos – 220h)

Com uma das menores taxas de desocupação do país — 3,7%, segundo o IBGE —, Mato Grosso do Sul investe em soluções que unem tecnologia, capacitação e oportunidade como estratégias para o desenvolvimento socioeconômico do estado.

“O Senar/MS tem levado informação e conhecimento para transformar vidas no meio rural há muitos anos. Agora, com o MS Qualifica Digital, damos mais um passo importante ao ampliar esse alcance e levar qualificação técnica também à população interessada, com foco em empregabilidade, geração de renda e fortalecimento da economia regional”, finalizou Lucas Galvan.

Informações: Senar -MS

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Dengue hemorrágica faz mais uma vítima em MS: criança morre em Naviraí

Maria Clara Pinheiro Catis, uma criança residente em Naviraí, município localizado a 359 quilômetros de Campo Grande, morreu no último domingo (4) em decorrência...

Leilão da Rota da Celulose depende de interessados para ser mantido

Agendado para a próxima quinta-feira (8), o leilão da Rota da Celulose só será mantido se até alguma empresa do setor de logística manifestar...

Inclusão digital esbarra em desigualdade educacional, indica pesquisa

Um novo recorte do Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf), divulgado nesta segunda-feira (5), revela que a familiaridade com leitura e escrita não garante pleno...