21.3 C
Três Lagoas
quinta-feira, 18 de setembro, 2025

MS lidera reunião com estados do Codesul para reforçar prevenção à Influenza Aviária

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), promoveu a segunda reunião virtual de monitoramento da Influenza Aviária com representantes dos estados integrantes do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul): MS, PR, SC e RS.

O encontro, coordenado pelo secretário-adjunto Artur Falcette, reforçou a articulação regional na prevenção e resposta rápida à doença, considerada uma ameaça à avicultura brasileira. Participaram órgãos estaduais de defesa sanitária, produtores, indústrias e associações do setor. O secretário do Codesul, Orlando Pessutti, também acompanhou a reunião.

Durante a apresentação técnica da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), foi informado que, até 25 de maio, Mato Grosso do Sul registrou 21 notificações e 7 casos suspeitos, todos descartados após exames laboratoriais, mantendo o estado livre de focos ativos da doença em 2025.

A médica veterinária Kamylla Silveira, da Iagro, alertou que os 39 municípios com produção avícola comercial no estado estão entre os de maior risco para a introdução do vírus, conforme avaliação do Ministério da Agricultura.

Desde 2023, está em vigor uma declaração de emergência zoossanitária, com plano de contingência ativo. Em 2024 e nos primeiros meses de 2025, foram realizadas 155 fiscalizações, 36 palestras e treinamentos com 2 mil participantes, além de coletas de amostras sem detecção do vírus. A Portaria nº 3.735/2024 permite a realização de eventos com aves, sob rígidas regras de biossegurança.

Durante o encontro, o Rio Grande do Sul relatou sua experiência com um foco confirmado em granja comercial, enquanto Minas Gerais notificou caso da doença em ave silvestre, reforçando a importância da vigilância constante.

Uma nova reunião técnica entre os estados será realizada na próxima semana. “A cooperação regional e a transparência nas ações são essenciais para preservar a sanidade animal e a sustentabilidade da avicultura”, destacou Falcette.

Com informações Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Melatonina: o que é, para que serve e os riscos do uso sem prescrição

Uso descontrolado do “hormônio do sono” preocupa médicos e pode gerar efeitos adversos

Alunos conhecem Câmara por dentro e aprendem sobre política

Turmas do 5º ano da Presidente Médici participam de visita guiada ao Legislativo Alunos do 5º ano da Escola Municipal Presidente Médici tiveram, nesta quarta-feira...

Alerta sonoro vai soar ao mesmo tempo nos celulares de Três Lagoas

Teste do Governo Federal vai simular alerta de emergência no dia 27 Na manhã de 27 de setembro, todos os celulares de Três Lagoas vão...