23.1 C
Três Lagoas
segunda-feira, 2 de fevereiro, 2026

Mobilização da OAB/MS alerta contra a dengue

Saúde – 22/03/2013 – 11:03

Os ovos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, podem durar até 450 dias sem água, segundo o Instituto Oswaldo Cruz. Os cuidados quanto à limpeza de recipientes e quintais, mesmo após o término da época de chuva, podem garantir que a incidência da doença diminua no próximo ano. Nesse sentido, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), irá fazer uma mobilização no próximo sábado (23), no centro de Campo Grande, levando informações sobre os canais de denúncia de focos do mosquito e sobre os direitos dos pacientes sob suspeita da doença.

Em Mato Grosso do Sul houve aumento de 4.757% nas ocorrências registradas de 2012 para 2013. No período de 30 de dezembro de 2012 a 26 de fevereiro deste ano foram 49.262 notificações . No Brasil, o crescimento foi de 190%. Os dados fazem parte do Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), do Ministério da Saúde.

“Se não cuidarmos da prevenção esse ano, em 2014 a epidemia de dengue será ainda maior. Nossa obrigação é alertar a população a continuar com o dever de casa no combate à dengue durante todo o ano”, aponta o presidente da OAB/MS, Júlio Cesar Souza Rodrigues.

A mobilização de combate à dengue da OAB/MS acontece a partir das 9h. O presidente da Seccional, integrantes da diretoria e um grupo de mais de 50 advogados irão ao centro de Campo Grande para orientar os comerciantes e a população que circula no quadrilátero central da capital sobre os canais de denúncia para os possíveis focos do mosquito, sejam terrenos privados ou públicos, e quanto aos direitos relacionados ao paciente infectado pela doença.

Fonte: Correio do Estado / Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Som alto na madrugada termina em apreensão e suspeito preso no Vila Nova

Equipe da Força Tática flagrou veículo com volume excessivo após denúncia de moradores

Contrato da Rota da Celulose é assinado e prevê R$ 10,1 bilhões em investimentos em rodovias de MS

Concessão de 30 anos vai modernizar 870 quilômetros, ampliar a segurança viária e melhorar o escoamento da produção no Estado

“Se Bolsonaro me imputar essa missão, não tem como dizer não”, afirma Pollon sobre vaga ao Senado

Pré-candidato ao governo de Mato Grosso do Sul, o deputado federal Marcos Pollon (PL-MS) afirmou, em entrevista, que pode reavaliar sua pré-candidatura ao Senado...