Imunização começa pelos trabalhadores das UBSs em meio ao aumento de casos no Estado,ampliação para público de 15 a 59 anos está prevista para o segundo semestre
Mato Grosso do Sul vai receber 78 mil doses da Butantan-DV, a primeira vacina brasileira contra a dengue em dose única, em um momento de crescimento de casos no território sul-mato-grossense. De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), o Estado já soma 816 casos prováveis da doença e 79 casos confirmados.
Nesta etapa inicial, a vacinação será destinada exclusivamente aos trabalhadores das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O imunizante é indicado para pessoas de 15 a 59 anos de idade, independentemente de já terem sido infectadas anteriormente ou de possuírem histórico de vacinação contra a dengue com outro imunizante.
Estão incluídos profissionais assistenciais e de prevenção, como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, odontólogos, equipes multiprofissionais (eMulti), agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate às endemias (ACE). Também fazem parte do público-alvo trabalhadores administrativos e de apoio das unidades, como recepcionistas, seguranças, profissionais da limpeza, motoristas de ambulância, cozinheiros e demais servidores que atuam nas UBSs.
A ampliação da vacinação para outros públicos, dentro da faixa etária de 15 a 59 anos começando pelos mais velhos está prevista para o segundo semestre deste ano, acompanhando o aumento da capacidade produtiva do Instituto Butantan.
“Estamos organizando o Estado para que a vacinação ocorra de forma padronizada e eficiente. O alinhamento com os coordenadores municipais permite esclarecer dúvidas, reforçar as recomendações do Ministério da Saúde e assegurar que as doses cheguem rapidamente a quem está na linha de frente da Atenção Primária”, destacou o gerente de imunização da SES, Frederico Moraes.
A distribuição das doses aos municípios seguirá critérios técnicos definidos pelo Ministério da Saúde. Para imunizar os profissionais de todo o País, a pasta adquiriu 3,9 milhões de doses, a partir de um investimento de R$ 368 milhões.
A Butantan-DV foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no início de dezembro e é considerada o primeiro imunizante contra a dengue em dose única no mundo. Segundo avaliação técnica da Anvisa, a vacina apresentou eficácia global de 74,7% contra a dengue sintomática na população de 12 a 59 anos. O imunizante também demonstrou 89% de proteção contra as formas graves da doença e contra casos com sinais de alarme.
Cenário epidemiológico
Em 2025, os casos de dengue no Brasil registraram queda de 74% em relação ao ano anterior. Foram 1,7 milhão de casos prováveis ao longo do ano, frente a 6,5 milhões em 2024.
O número de óbitos também apresentou redução significativa, passando de 6,3 mil mortes em 2024 para 1,7 mil em 2025, uma diminuição de 72%.
Em Mato Grosso do Sul, em 2025, foram contabilizados 8.461 casos confirmados, com incidência de 306,9 casos por 100 mil habitantes, além de 20 óbitos registrados.
Vacinação no SUS
Além da nova vacina brasileira, o Sistema Único de Saúde (SUS) já disponibiliza um imunizante de laboratório japonês, indicado para adolescentes de 10 a 14 anos, aplicado em duas doses com intervalo de três meses.
No Estado, 223.322 doses dessa vacina já foram aplicadas na população-alvo. Desde a incorporação ao SUS, em 2024, 7,4 milhões de doses foram aplicadas em todo o País. Entre 2024 e 2025, foram distribuídas 11,1 milhões de doses, das quais 7,8 milhões já foram administradas.
com informações Correio do Estado


