26.2 C
Três Lagoas
segunda-feira, 29 de dezembro, 2025

Mato Grosso do Sul intensifica busca ativa por casos suspeitos de sarampo e rubéola

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Mato Grosso do Sul, em parceria com os municípios, está intensificando até o dia 30 de junho a busca ativa por casos suspeitos de sarampo e rubéola. A ação integra a mobilização nacional promovida pelo Ministério da Saúde e tem como foco principal os profissionais da saúde que atuam nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs), unidades básicas, hospitais, UPAs e visitas domiciliares.

A iniciativa faz parte do 4º Dia S de Mobilização Nacional para Busca Ativa de Casos Suspeitos, celebrado em 17 de junho, e visa identificar casos ainda não notificados. As ações estão sendo realizadas de forma institucional, com revisão de prontuários médicos; comunitária, por meio de visitas às residências; e laboratorial, com análise de exames negativos para arboviroses que apresentem sintomas semelhantes aos do sarampo.

“Essa estratégia é essencial para aumentar a sensibilidade da vigilância e reforçar o compromisso de manter o estado livre da circulação do vírus”, explica Jakeline Miranda Fonseca, gerente de Doenças Agudas e Exantemáticas da SES.

A SES também disponibilizou um formulário online para que os municípios informem os resultados da mobilização, permitindo a construção de um panorama atualizado a partir de julho. A ação faz parte do esforço do Brasil para manter o status de eliminação do sarampo e da rubéola, conforme exigido pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

O Ministério da Saúde alerta que não há tratamento específico para o sarampo, sendo a vacinação a principal forma de prevenção. A vacina Tríplice Viral — que protege contra sarampo, caxumba e rubéola — está disponível gratuitamente nas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

A SES destaca a importância da participação da população e dos profissionais de saúde na identificação precoce dos sintomas, como febre alta, manchas vermelhas na pele, tosse seca, coriza, olhos vermelhos e manchas brancas na boca.

Com informações Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Projeto garante prioridade a mães solo em vagas não preenchidas do Sine

Projeto busca ampliar a inserção de mulheres chefes de família no mercado de trabalho formal A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara...

Rodovias de MS têm mais de 14,5 mil motoristas flagrados sem CNH em 2025

Alto número de condutores irregulares reforça debate sobre mudanças nas regras para obtenção da carteira de habilitação As rodovias de Mato Grosso do Sul registraram,...

Rede oncológica de MS concentra 99% dos atendimentos em unidades especializadas do SUS

Estrutura regionalizada coordenada pela SES fortalece o acesso ao diagnóstico e ao tratamento do câncer em Mato Grosso do Sul A rede de assistência oncológica...