20.9 C
Três Lagoas
segunda-feira, 25 de agosto, 2025

Mato Grosso do Sul intensifica busca ativa por casos suspeitos de sarampo e rubéola

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Mato Grosso do Sul, em parceria com os municípios, está intensificando até o dia 30 de junho a busca ativa por casos suspeitos de sarampo e rubéola. A ação integra a mobilização nacional promovida pelo Ministério da Saúde e tem como foco principal os profissionais da saúde que atuam nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs), unidades básicas, hospitais, UPAs e visitas domiciliares.

A iniciativa faz parte do 4º Dia S de Mobilização Nacional para Busca Ativa de Casos Suspeitos, celebrado em 17 de junho, e visa identificar casos ainda não notificados. As ações estão sendo realizadas de forma institucional, com revisão de prontuários médicos; comunitária, por meio de visitas às residências; e laboratorial, com análise de exames negativos para arboviroses que apresentem sintomas semelhantes aos do sarampo.

“Essa estratégia é essencial para aumentar a sensibilidade da vigilância e reforçar o compromisso de manter o estado livre da circulação do vírus”, explica Jakeline Miranda Fonseca, gerente de Doenças Agudas e Exantemáticas da SES.

A SES também disponibilizou um formulário online para que os municípios informem os resultados da mobilização, permitindo a construção de um panorama atualizado a partir de julho. A ação faz parte do esforço do Brasil para manter o status de eliminação do sarampo e da rubéola, conforme exigido pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

O Ministério da Saúde alerta que não há tratamento específico para o sarampo, sendo a vacinação a principal forma de prevenção. A vacina Tríplice Viral — que protege contra sarampo, caxumba e rubéola — está disponível gratuitamente nas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

A SES destaca a importância da participação da população e dos profissionais de saúde na identificação precoce dos sintomas, como febre alta, manchas vermelhas na pele, tosse seca, coriza, olhos vermelhos e manchas brancas na boca.

Com informações Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Dia D de Prevenção à Leishmaniose em Três Lagoas registra 175 vacinações e mais de 40 exames

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu na sexta-feira, 22 de agosto, o Dia D de Prevenção...

PRF apreende maconha escondida em fundo falso de caminhonete em Brasilândia

Droga foi encontrada durante fiscalização na BR-158, onde motorista confessou que levaria carregamento de Dourados até Uberlândia (MG)

Motorista bêbado atropela motociclista e causa traumatismo craniano no Santo André

Mulher de 54 anos foi socorrida em estado gravíssimo após colisão, onde suspeito tentou fugir, mas foi contido por populares e preso em flagrante pela Polícia Militar