21.1 C
Três Lagoas
sábado, 2 de julho, 2022

Justiça impede abertura de agências da Caixa neste sábado

Geral – 12/05/2012 – 10:05

Decisão afeta 40 unidades que atenderiam apenas na capital paulista.

Banco faz plantão nacional para esclarecimentos sobre taxa de juros.

Uma liminar da Justiça impede a abertura de unidades da Caixa Econômica Federal neste sábado (12) em São Paulo e em cidades da região metropolitana. A Caixa agendou plantão nacional em cerca de 500 agêncais para atender clientes que buscam informações sobre corte nas taxas de juros. De acordo com o Sindicato dos Bancários de Osasco, São Paulo e Região, entidades do Espírito Santo e do Ceará também obtiveram medidas judiciais contra a abertura.

A equipe de reportagem do G1 entrou em contato com a assessoria da Caixa em São Paulo, que informou que iria verificar se o banco já foi notificado da decisão.

Os sindicatos entraram com o pedido contra a abertura alegando que existe legislação determinando que os bancos não devem funcionar aos fins de semana, seja em expediente externo ou interno. A decisão favorável ao pedido foi tomada na sexta-feira (11) pela juíza Maria Eulália de Souza Pires, da Justiça do Trabalho – 2ª região.

A juíza determinou que, caso descumpra a medida, o banco terá que pagar multa de R$ 5 mil por cada funcionário que trabalhar. A liminar afeta cerca de 40 agências previstas para abrirem as portas na capital paulista. Em Baureri, Carapicuíba, Cotia, Embu, Itapecerica da Serra, Itapevi, Osasco e Taboão da Serra estava prevista o funcionamento de uma unidade em cada município, cujo funcionamento também foi vetado.

A presidenta do Sindicato dos Bancários de Osasco, São Paulo e Região, Juvandia Moreira informou, em nota, que a categoria foi comunicado pela imprensa sobre o plantão deste sábado. “Tentamos falar com a direção do banco, mas ela tomou uma decisão unilateral e se recusou a atender os representantes dos trabalhadores. Por isso tivemos de recorrer à Justiça pra preservar o direito de descanso dos bancários”, explica Juvandia. “O Sindicato não admitirá que invistam contra os direitos dos bancários”, disse em nota.

Plantão

A Caixa informa que o plantão deste sábado foi agendaddo “para atender a grande procura de informações sobre o corte nas taxas de juros dos programas de crédito”. Além da abertura de algumas agências neste dia extra, as unidades também começarão o expediente uma hora mais cedo até 11 de maio.

Fonte: Do G1

Comentários do Facebook

MATÉRIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo Protegido