26.9 C
Três Lagoas
quarta-feira, 20 de agosto, 2025

Juíza do TJMS fala sobre realização da Semana Nacional do Registro Civil no estado

Jacqueline Machado, da Corregedoria-Geral de Justiça destacou a importância a semana, para combater subregistro e garantir dignidade à população.

A Semana Nacional do Registro Civil começa oficialmente em Mato Grosso do Sul no próximo dia 12 de maio, com ações de cidadania que visam garantir a emissão de documentos essenciais — como certidões de nascimento, RG, CPF e averbações — para pessoas que vivem à margem do sistema registral brasileiro. A campanha é promovida em todo o país pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e, no estado, é coordenada pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) por meio da Corregedoria-Geral de Justiça.

Em entrevista ao programa Hora da Notícia, da Caçula FM desta sexta-feira, 09, a Juíza Auxiliar, Jacqueline Machado explicou que o objetivo da campanha é combater o subregistro civil, ainda presente em diversas regiões, sobretudo entre populações indígenas, habitantes de áreas rurais, crianças sem certidão de nascimento, adultos em situação de vulnerabilidade e pessoas trans que buscam a retificação de nome e gênero.

“Sem documento, a pessoa simplesmente não existe para o Estado. E isso impede o acesso a direitos básicos como saúde, educação, benefícios sociais e até o exercício da cidadania”, afirmou a magistrada.

Em Três Lagoas, a população poderá procurar o 2º Serviço Notarial e de Registro Civil, localizado na rua Orestes Prata Tibery, nº 62, entre os dias 12 e 16 de maio, para obter segunda via gratuita da certidão de nascimento e outros serviços relacionados ao registro civil. A ação é aberta a pessoas de qualquer cidade ou estado, e não é necessário estar registrado no município para ser atendido.

Além da emissão da certidão, será possível solicitar a averbação de etnia indígena, reconhecimento voluntário de paternidade, informações sobre registro tardio, além de orientações para retificação de nome e gênero para pessoas trans (em casos com documentação completa). A juíza ressaltou que a certidão de nascimento é gratuita por lei, mas que o maior obstáculo ainda é o acesso à informação e às unidades de registro, especialmente para quem vive em áreas remotas ou com dificuldades financeiras.

“Às vezes, a pessoa mora numa fazenda distante, numa aldeia, não tem condições de se deslocar, ou nem sabe que pode buscar o cartório. Há também mulheres que deixam de registrar o filho por não estarem com o pai presente no momento. Isso não pode ser impedimento. A certidão deve ser feita, mesmo que sem o nome do pai — ele pode ser incluído depois”, explicou.

Segundo Jaqueline, a ação terá também mobilizações maiores em Campo Grande, onde haverá mutirão com apoio da Receita Federal, Defensoria Pública e a Carreta da Justiça, realizando serviços como emissão de RG, CPF, acordos judiciais, retificação de registro e orientações para ações de reconhecimento de paternidade e registro tardio.

A magistrada reforçou que o subregistro atinge todas as faixas etárias, inclusive idosos, e que o impacto da documentação vai além do papel: “Muitos só percebem o que significa ter um nome reconhecido quando, por exemplo, recebem uma certidão com seu nome e gênero corretos. Para uma pessoa trans, isso representa dignidade e reconhecimento. É emocionante ver isso acontecer.”

A Semana do Registro Civil é um marco, mas o atendimento nos cartórios e a busca por documentação podem ser feitos o ano todo, com o devido encaminhamento à Defensoria Pública ou por meio de ações judiciais, em caso de ausência de documentos básicos. A juíza finalizou convidando a população de Três Lagoas e região a participar ativamente da campanha. “Mesmo que você tenha perdido sua certidão, vá ao cartório. A segunda via será gratuita durante a semana. Leve também seus filhos, se eles ainda não têm o registro. É um ato simples que muda vidas.”

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

‘Show Florestal 2025 reforça protagonismo do Vale da Celulose em MS’, afirma Jaime Verruck

Evento em Três Lagoas destaca avanços do setor florestal, que movimenta bilhões em investimentos e consolida o estado como líder mundial na produção de celulose

Golpe do Mounjaro a R$ 90 faz vítimas em Mato Grosso do Sul

Site falso promete medicamento popular para emagrecimento com desconto e engana consumidores que fazem Pix e não recebem o produto

Garoto de 11 anos sofre queda de moto em frente a escola no Interlagos

Criança foi socorrida pelo SAMU após bater a cabeça no chão