28.7 C
Três Lagoas
quarta-feira, 14 de maio, 2025

Inca destaca a importância das atividades físicas na prevenção e controle do câncer

O Instituto Nacional de Câncer (Inca), vinculado ao Ministério da Saúde (MS), divulgou na última semana um comunicado reforçando a importância das atividades físicas para a prevenção e controle do câncer. A iniciativa está alinhada à Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer (PNPCC) e sublinha que os exercícios físicos são benéficos tanto para a saúde mental quanto coletiva, contribuindo para o bem-estar, qualidade de vida, socialização, autonomia e participação social.

A prática regular de exercícios, segundo o Inca, pode reduzir o risco de diversos tipos de câncer, como mama, próstata, endométrio, cólon e reto. No entanto, a iniciativa para adotar essas práticas não deve partir apenas dos pacientes.

Benefícios além do câncer

Fábio Carvalho, coordenador de Prevenção e Vigilância do Inca, enfatiza que a divulgação visa destacar o potencial da atividade física para a saúde em geral, não se restringindo apenas ao câncer. Ele pontua que o documento ajuda a desmistificar a ideia comum de que o repouso é a melhor estratégia para pacientes oncológicos.

“O posicionamento destaca também a existência de políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS) que oferecem atividades físicas à população brasileira”, observa Carvalho. Ele acrescenta que outros profissionais de saúde, como fisioterapeutas, nutricionistas e enfermeiros, podem aconselhar e apoiar a adaptação da atividade física à realidade de cada pessoa.

Dados alarmantes

De acordo com dados do MS, em 2023, foram registrados 71.730 novos casos de câncer de próstata, 21.970 de cólon e reto, e 18.020 de traqueia, brônquios e pulmões entre homens. Entre as mulheres, foram 73.610 novos casos de câncer de mama, 23.660 de cólon e reto, e 17.010 de colo do útero.

Os dados de 2021 revelam ainda a quantidade de óbitos por localização primária do tumor. Entre os homens, o câncer de próstata causou 16.300 mortes, seguido por câncer de traqueia, brônquios e pulmões (15.987) e câncer de cólon e reto (10.662). Entre as mulheres, houve 18.139 mortes por câncer de mama, 12.977 por câncer de traqueia, brônquios e pulmões, e 10.598 por câncer de cólon e reto.

Qualidade de vida

Para Carvalho, a atividade física tem potencial de reduzir a mortalidade por alguns tipos de câncer e ajudar no controle de sintomas, como a fadiga oncológica. Manter o corpo em movimento também melhora a qualidade do sono e o estado psicossocial dos pacientes. “A atividade física contribui tanto na prevenção do câncer quanto no auxílio durante e após o tratamento”, acrescenta.

Adaptações são essenciais

O Inca enfatiza que a atividade física, quando adaptada às condições específicas de cada indivíduo, é segura e eficaz para pacientes em diferentes estágios de tratamento. Carvalho destaca a importância do acompanhamento por profissionais de educação física ou fisioterapeutas.

Para aqueles com menor acesso a esses profissionais, ações simples no dia a dia podem ser benéficas. “Caminhar mais, substituir o carro por caminhadas curtas, por exemplo, são opções que trazem benefícios”, recomenda Carvalho. Ele conclui que, se possível, frequentar atividades físicas sistematizadas, como academias ou corridas supervisionadas, é ideal, mas opções diárias mais ativas também são bastante eficientes.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas realiza censo para mapear população em situação de rua

Com o objetivo de levantar dados precisos e atualizados sobre a população em situação de rua, a Prefeitura de Três Lagoas deu início ao...

Segurança alimentar: Anvisa amplia controle de agrotóxicos em produtos vegetais

A Anvisa iniciou em maio um novo ciclo do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos, em parceria com estados, municípios e...

Espetáculo “Risos e Rituais” leva sátira e reflexão ao público de Três Lagoas

Solo teatral de Jhayra Kendall será apresentado no dia 17 de maio com entrada gratuita, onde espetáculo propõe jornada entre o riso, o sagrado e as contradições contemporâneas.