19.6 C
Três Lagoas
quinta-feira, 21 de agosto, 2025

História de uberlandense vai para a internet e doadora de medula aparece

17/08/2013 – Atualizado em 17/08/2013

Doadora compatível havia desistido, mas voltou atrás após uma semana. Gabriel tem leucemia e fez campanha no Facebook mostrando sua luta.

Por: Tribuna MS

Campanha foi visualizada por mais de 300 mil pessoas (Foto: Gabriel Massote/Arquivo Pessoal)

“O pior aconteceu, mas o melhor está por vir”. Esta é uma das frases usadas em uma campanha criada no Facebook que conta a história do uberlandense Gabriel Massote, de 29 anos. O jovem sofre de leucemia desde 2011 e recentemente tinha conseguido uma doadora de medula óssea 100% compatível, mas durante o processo ela deixou de atender aos contatos do Instituto Nacional do Câncer (Inca). E o que parecia um sonho se tornou um pesadelo. Foi então que a campanha de Gabriel ganhou mais força na internet e, depois de quase uma semana, uma ligação mudou tudo. A doadora voltou atrás e as esperanças foram renovadas.

O telefone tocou nesta quinta-feira (15) e do outro lado da linha era a médica de Gabriel infornando que a doadora, a mesma que havia desistido, reconsiderou a decisão. Ela entrou em contato com o Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea (Redome) e confirmou a doação da medula. Não se sabe se a decisão da doadora veio devido à campanha nas redes sociais, mas é certo que a novidade agradou e emocionou o uberlandense. “O grito saiu seco, do fundo d’alma. Senti uma emoção difícil de descrever”, contou.

Gabriel acabou fazendo uma postagem no blog pessoal dele agradecendo a doadora e aos internautas que torceram e viveram um pouco da história dele nos últimos dias. O uberlandense fez questão de afirmar que a doação é apenas uma das vitórias e ressaltou que está satisfeito com o resultado atingido nas redes sociais. ”Fomentamos mais de 300 mil visualizações em 39 países e nos cinco continentes, desmitificando os estigmas da doação de medula óssea”, afirmou.

O jovem ainda narrou ter recebido e respondido centenas de mensagens nesse tempo e disse que acabou fazendo as pessoas compreenderem que a luta não era somente dele e sim de vários outros que aguardam ansiosos pelo transplante. “A luta não pode parar, há muitas vidas a serem salvas”, comentou.

O uberlandense disse que após a confirmação da doadora devem ser realizados os exames. É provável, segundo ele, que o transplante ocorra no fim deste mês ou no máximo no início do mês que vem.

Liga da Medula de Uberlândia

A Liga da Medula de Uberlândia esteve envolvida na campanha do Gabriel e ajudou na divulgação da história do uberlandense. Érica Meireles de Moura é representante e responsável pela Liga.

Ela contou ao G1 que conheceu a história de Gabriel através do blog dele e que o fato de a doadora ter desistido da doação chamou muita atenção da Liga. “Conversei com Gabriel e pedi autorização para colocar o depoimento dele na página da Liga com o intuito de alertar os possíveis doadores. A doação em si é muito simples, mas o cadastro é sério, é dar a esperança de vida ao paciente e sua família. Como as redes sociais tem um poder muito grande, resolvemos usá-la para o bem”, disse.

Érica Meireles explicou que em dezembro de 2012 saiu uma nota relatando que Uberlândia tem 1% dos doadores cadastrados no Brasil, que corresponde a cerca de 30 mil doadores. Segundo ela, se comparando ao total da população de Uberlândia é um número relativamente baixo.

A representante ainda afirmou que a Liga está nas ruas, praças, campanhas, redes sociais, para conscientizar toda a população da importância de ser um doador de medula óssea para esclarecer os conceitos errados e os medos sobre o ato. “Muitas crianças, jovens e adultos estão em tratamento quimioterápico, esperando ansiosamente seu super-herói/doador. As pessoas que tiverem condições de saúde para ser um doador de medula devem procurar informação sobre o procedimento”, esclareceu Érica Meireles.

Foto: Tribuna MS

Gabriel aguarda transplante.Foto: Tribuna MS

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Quinta-feira deve ser de calor intenso e ventos fortes em Três Lagoas

Alta pressão pós-frontal mantém tempo estável, mas temperaturas devem subir e rajadas de vento podem ultrapassar 60 km/h no Mato Grosso do Sul

Jovem é preso após tentativa de furto e ameaça com faca em Três Lagoas

Um jovem de 20 anos foi preso na noite desta terça-feira (19) após ser surpreendido durante uma tentativa de furto em um barracão localizado...

Inep divulga resultado de recursos para atendimento especializado na PND

Mais de 1,1 milhão de candidatos estão inscritos na primeira edição da prova, que será aplicada em 26 de outubro