32.1 C
Três Lagoas
segunda-feira, 16 de fevereiro, 2026

Gripe influenza resulta em uma morte na Capital e MS tem primeiro caso do ano

23/03/2018 11h01

A vítima veio a óbito dois dias depois da confirmação da doença, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde.

Por: Da Redação

Uma mulher de 58 anos é a primeira vítima de influenza em Mato Grosso do Sul neste ano, segundo o boletim epidemiológico da Secretaria do Estado de Saúde (SES), divulgado na última quinta-feira (22). A vítima morreu em Campo Grande no dia 17 de março.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), a paciente deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Leblon em 11 de março com tosse, febre e dificuldade de respirar. A mulher disse que os sintomas haviam começado no dia anterior. O sangue foi coletado para exame e, após ser medicada, apresentou melhora e recebeu alta.

24 horas depois, ela procurou atendimento no Centro Regional de Saúde (CRS) do Coophavilla II e apresentava os mesmos sintomas do dia anterior. A paciente foi mantida em observação na ala vermelha, onde foi iniciado tratamento com antibióticos e solicitado transferência para um hospital.

Por não apresentar melhoras, no dia 13 de março, foi iniciado o tratamento com Tamiflu e coletado material biológico para exame de influenza. Além de a paciente ser entubada. Na noite do dia serguinte, a mulher foi transferida para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular por causa do estado grave.

A Sesau teve de comprar um leito de UTI porque os hospitais conveniados – Santa Casa, Hospital Regional e Universitário – não autorizavam o recebimento da paciente. No momento da transferência, a mulher apresentava saturação de 95%, pressão alta e temperatura normal.

Só no dia 15 foi confirmado H3N2 como doença da paciente pelo exame realizado dois dias antes. De acordo com a Sesau, a paciente não tomou a vacina na última campanha de vacinação contra a influenza. O último registro de imunização foi em 2010.

O quadro de saúde da paciente evoluiu rapidamente e apresentou piora, com relatos de estabilização. A mulher morreu dois dias depois da confirmação da doença.
Além dessa vítima, foi confirmado um caso de influenza B na capital sul-mato-grossense e um de H1N1 em Jardim, na região sul do estado. Essas outras duas confirmações os pacientes estão em recuperação.

Por G1

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Dia do Repórter destaca a trajetória do jornalista Benê Cursino Soares no Grupo Caçula de Comunicação

Natural de Três Lagoas, profissional construiu carreira marcada pela atuação no jornalismo policial e pelo compromisso com a informação responsável

Polícia Científica alerta para riscos do golpe “Boa Noite, Cinderela” durante o Carnaval em MS

Especialista orienta cuidados com bebidas e reforça importância de procurar ajuda médica imediata em casos suspeitos A Polícia Científica de Mato Grosso do Sul, por...

Senado deve discutir proposta que reduz jornada de trabalho e pode acabar com escala 6×1

Medida é tratada como prioridade após o Carnaval e prevê diminuição gradual de 44 para 36 horas semanais sem redução salarial O líder do PT...