25/09/2017 14h54
Assunto foi discutido no fim de semana com o presidente Temer
Por: Dayane Milani
O Ministério de Minas e Energia informou nesta segunda-feira (25) que vai manter o horário de verão neste ano. O horário de verão começa dia 15 de outubro e vai até fevereiro de 2018. O assunto foi discutido no último domingo (24) em reunião com o presidente Michel Temer no Palácio do Jaburu.
O fim do horário de verão estava em estudo na Casa Civil, que criou um grupo de trabalho para avaliar a eficácia da medida. O assunto passou a ser discutido após estudo do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) e do Ministério de Minas e Energia concluir que essa política pública traz efeitos próximos à neutralidade com relação à economia de energia elétrica.
O horário de verão foi criado com o objetivo de economizar energia elétrica durante o período em que está em vigor. Os estudos conduzidos pelo ONS revelaram que esse objetivo não é mais atingido. Foi a partir daí que o assunto passou a ser analisado por outros entes do governo.
O programa foi instituído pela primeira vez no Brasil no verão de 1931/1932 e vem sendo adotado continuadamente desde 1985.
Segundo dados do governo, a economia com o última edição do horário, entre outubro de 2016 e fevereiro foi de R$ 159,5 milhões. Esse valor, considerado baixo pelo setor elétrico, é decorrente da redução do uso de usinas térmicas para complementar a demanda por energia.
Com o horário de verão, os moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste devem adiantar o relógio em uma hora a partir do dia 15 de outubro até fevereiro de 2018.
*Com O Globo



