35.5 C
Três Lagoas
sábado, 27 de dezembro, 2025

Governo conclui manutenção de 42 estações meteorológicas em MS

Limpeza e troca de equipamentos garantem informações precisas no tempo e clima do Estado, afirma a Semadesc.

CAMPO GRANDE NEWS – Através da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), o Governo do Estado anunciou, nesta sexta-feira (5), a conclusão dos trabalhos de manutenção nas 42 estações meteorológicas automáticas instaladas em território sul-mato-grossense. Segundo o texto enviado à imprensa, foram realizados serviços de limpeza do painel solar e de sensores responsáveis por captar dados dos municípios que contam com medição meteorológica automática. Além disso, houve a substituição de equipamentos que realizam a transmissão de dados, de 2G para 4G, garantindo mais velocidade na distribuição das informações coletadas.

“Foram realizadas manutenções preventivas e manutenções corretivas para deixar nossa rede de estações meteorológicas 100% operacional. Dessa forma, o trabalho do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) e do próprio Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) ganha em abrangência e assertividade. Também vai permitir um melhor entendimento das variações dos parâmetros meteorológicos e da previsão”, comenta o secretário-executivo de Meio Ambiente, Artur Falcette.

No mês de dezembro, foi lançado edital para ampliação da rede meteorológica estadual, com intuito de ampliar, estrategicamente, a cobertura espacial das estações meteorológicas em Mato Grosso do Sul. “[…] Essa rede de estações meteorológicas é fundamental, pois seus dados subsidiam a tomada de decisões estratégicas para o desenvolvimento sustentável de Mato Grosso do Sul baseada em informações meteorológicas e climáticas precisas”, comentou o secretário Jaime Verruck, à época da publicação.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Trecho da Malha Oeste até Três Lagoas deve ser prioridade em nova concessão

Setor da celulose impulsiona interesse por ramal ferroviário no leste de Mato Grosso do Sul, onde edital deve ser lançado em abril de 2026.

Comissão aprova ampliação das atribuições dos oficiais de Justiça

Projeto autoriza atuação como conciliadores, amplia uso de tecnologia e segue para análise do Senado A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da...

Fraudes no INSS e crime organizado dominam investigações do Congresso em 2025

CPMIs e CPIs avançam sobre descontos ilegais de aposentados, esquemas bilionários e a atuação de facções no Estado As fraudes no Instituto Nacional do Seguro...