32.9 C
Três Lagoas
quinta-feira, 6 de novembro, 2025

Estudo revela riscos dos vapes descartáveis: metais tóxicos e substâncias perigosas

Um estudo do Laboratório de Química Atmosférica (LQA) da PUC-Rio revelou que os vapes descartáveis contêm metais tóxicos, como cobre, níquel, estanho e zinco, que contaminam o líquido antes mesmo de serem usados. A pesquisa detectou essas substâncias em níveis muito acima do esperado para materiais inaláveis em 15 vapes descartáveis analisados. Além dos metais, o estudo identificou vários compostos usados para realçar o sabor, que também podem ser prejudiciais à saúde.

Enquanto vapes recarregáveis não apresentaram metais tóxicos em suas amostras, a possibilidade de contaminação após o uso foi destacada. O estudo também observou que o líquido dos vapes tem “toxicidade significativa” em testes com células, sugerindo riscos para a saúde. Os vapes, que geram vapor a partir de líquidos aquecidos até 350°C, são populares entre os jovens, apesar de sua venda ser proibida no Brasil desde 2009.

A pesquisa ainda identificou compostos como vanilina e mentol, usados para dar sabor e frescor aos vapes, mas que podem irritar as vias respiratórias. O uso de vapes está associado ao aumento de doenças pulmonares e ao vício, sendo considerado mais prejudicial do que o cigarro convencional, com maior concentração de nicotina e risco de dependência rápida. A pneumologista Margareth Dalcolmo alertou sobre os perigos do vape, incluindo doenças como EVALI (lesão pulmonar associada ao uso de cigarros eletrônicos).

Embora o estudo reforce os riscos dos vapes, a Associação Brasileira da Indústria do Fumo (Abifumo) defende sua regulamentação, alegando que a falta de regras de venda contribui para os problemas de saúde. A discussão sobre regulamentação continua, com defensores afirmando que os vapes são menos prejudiciais que os cigarros tradicionais.

Com informações BBC News Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Polícia Civil de MS participa de capacitação nacional contra o crime organizado em Brasília

Delegado da DECCO representa o estado em curso promovido pelo Ministério da Justiça para aprimorar investigações de alta complexidade.

Mãe pede justiça após atropelamento de filhos no Jardim Flamboyant

Câmera de segurança registrou o momento em que carro atinge duas crianças em bicicleta no início desta semana.

Jovem agride familiares após discussão em casa no Jardim das Oliveiras

Confusão começou após desentendimento sobre cuidados com uma criança.