Solo teatral traz relatos reais sobre o puerpério, depressão pós-parto e as dores silenciosas da maternidade
A atriz e diretora três-lagoense Déia Fernandes apresenta neste sábado, 22, às 20h, o espetáculo “Puerpéria”, no auditório do SEST Senat, solo que marca seus 30 anos de carreira, e que terá outras apresentações em Brasilândia, Nova Andradina, Campo Grande e finaliza em Costa Rica em 30 de novembro.
Déia, em entrevista à Caçula FM na última segunda-feira, 17, revelou que o espetáculo deve ser sua última atuação em cena antes de se dedicar exclusivamente à direção. Segundo ela, a obra nasceu de suas próprias vivências como mãe e de um processo de escuta profunda com outras mulheres, especialmente sobre o puerpério, a depressão pós-parto e violências silenciosas que atravessam o universo feminino.

Contemplado pela Lei Aldir Blanc, o espetáculo mergulha nas múltiplas camadas da experiência feminina e nas violências silenciosas que atravessam a vida das mulheres, especialmente no puerpério, período frequentemente invisibilizado, que pode desencadear depressão pós-parto e outras fragilidades emocionais.
Além de Três Lagoas, “Puerpéria” será apresentado em Brasilândia, Nova Andradina, Campo Grande e Costa Rica. A seleção dos municípios considerou índices de violência contra mulheres e o interesse das secretarias culturais locais em abrir espaço para a discussão.


