Fábrica da Eldorado Brasil, em Três Lagoas. (Reprodução)
Cerca de 10 mil empregos deverão ser criados durante a construção, e de 2 mil postos de trabalho permanentes após concluída, segundo o empresário, fundador e acionista da empresa, Wesley Batista em evento nesta segunda-feira (22).

A Eldorado Brasil Celulose, empresa pertencente à J&F Investimentos programa investir aproximadamente R$ 25 bilhões e iniciar o projeto de uma segunda linha de produção em Três Lagoas. O anúncio foi feito pelo empresário, fundador e acionista da empresa, Wesley Batista nesta segunda-feira (22).

O planejamento foi divulgado durante um seminário organizado pela Esfera Brasil em São Paulo (SP), onde a construção dessa segunda fábrica era um projeto já antigo, que visa fortalecer a produção de celulose de fibra curta da Eldorado. Porém, o plano ficou prejudicado em razão da disputa judicial pelo controle da empresa entre a J&F e a indonesia Paper Excellence, que se arrasta já há mais de seis anos.

Wesley reconheceu a situação de tal disputa durante sua fala no evento. “Nós felizmente temos conseguido diversos avanços no campo jurídico e no esclarecimento do que se trata essa disputa. Estamos em uma condição de dizer que o projeto vai sair. Ele vai andar e vamos pôr esses R$ 25 bilhões em investimento para a operacionalização”.

Tal aporte para a construção deverá elevar a produção de celulose anual da Eldorado para 4.4 milhões de toneladas, onde cerca de 10 mil empregos deverão ser criados na fase de construção, e de 2 mil postos de trabalho permanentes após sua conclusão. Atualmente, a empresa opera com 5 mil funcionários.

Além dessa segunda fábrica, também há a previsão da construção de uma ferrovia de 90km, que vai conectar a planta de Três Lagoas até Aparecida do Taboado (MS), além da destinação de uma outra parte dos recursos para a operação florestal na região.