29.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 20 de fevereiro, 2026

Eldorado Brasil Lança Plano de Governança Ambiental

21/03/2014 – Atualizado em 21/03/2014

Empresa de celulose apresentou projeto em seminário que reuniu especialistas para discutir as florestas plantadas, suas contribuições econômicas e ambientais

Por: Assessoria

Em mais uma iniciativa inovadora, a Eldorado Brasil Celulose (www.eldoradobrasil.com.br) lançou hoje (21), Dia Internacional das Florestas, seu plano de Governança Ambiental, que pretende avançar na busca do impacto ambiental zero nas atividades realizadas pela Eldorado. O programa foi lançado durante o seminário organizado pela Empresa para discutir as contribuições econômicas e ambientais das florestas plantadas. O evento contou com a abertura do diretor Florestal da Eldorado Brasil, Germano Vieira, e palestras do promotor do Meio Ambiente, Antônio Carlos Garcia de Oliveira, da advogada especialista em direito ambiental, Lina Pimentel e do diretor do Programa Nacional de Florestas do Ministério do Meio Ambiente, Tasso Azevedo.

“Nosso objetivo é trabalhar com os pilares transparência, consciência e diligência, e disponibilizar para os órgãos competentes os dados relacionados a eventuais incidentes ambientais que possam ocorrer na Empresa. A ideia é conscientizar todos os agentes – internos e externos – responsáveis pelas atividades florestais que desenvolvemos, e estabelecer ações com auditorias internas para que possam identificar e mitigar de forma inteligente qualquer impacto detectado”, afirma o diretor Florestal da Eldorado Brasil, Germano Vieira.

“Reuniões como essa contribuem positivamente com o alerta sobre a responsabilidade de cada membro social diante do contexto ambiental. São ferramentas de informação diretas para população e uma forma de contribuição em que a Eldorado uni o que é sustentável com o que é responsabilidade social e ambiental”, diz Antônio Carlos Garcia de Oliveira. “Outro fato muito positivo é a participação dos órgãos ambientais e suas ligações com a Empresa, o que mostra que os dois caminham lado a lado com um único objetivo: o desenvolvimento regional”, acrescenta.

Para o fazendeiro José Luiz Galvani, esta é uma grande oportunidade para a região e para o Estado. “O seminário foi muito bom. Com esta inciativa, aa Eldorado aproxima a relação não apenas com o setor, mas também com a comunidade. Ações como esta aumentam ainda mais a transparência e a confiabilidade das relações. É uma atitude grandiosa e de respeito”, conta.

A Empresa, que já firmou compromisso com o Ministério Público para aplicar a Governança Ambiental, disseminará a ação entre seus colaboradores. “Com a Governança Ambiental a Eldorado vai sistematizar o seu compromisso com as operações florestais. Os gestores já tinham por hábito relatar possíveis incidentes que venham prejudicar a fauna ou a flora, mas com a Governança isso acontecerá de maneira organizada”, explica Vieira.

Hoje, a Companhia conta com 130 líderes de processos produtivos que comandam as atividades de Silvicultura e Colheita Florestal junto a mais de 240 parceiros da região, que também serão envolvidos neste programa.Para Lina Pimentel são ações como esta que impulsionam o desenvolvimento. “A iniciativa da Empresa é muito importante, pois todos os públicos reunidos têm interesse na proteção ambiental. Cada um com seus mecanismos e com suas questões, mas todos se mostraram interessados em cumprir seus papéis e isso é fundamental”, completa a advogada.

O seminário, que recebeu no auditório do Sest Senat, em Três Lagoas (MS) cerca de 80 pessoas, entre profissionais convidados, parceiros e colaboradores da área florestal, rendeu ainda conclusões sobre a importância das florestas para a economia e desenvolvimento da região e do país. “Debates como estes não são comuns, porém essenciais para o desenvolvimento do Estado. Esta reunião significa um grande salto ambiental. É muito importante termos empresas como a Eldorado que se preocupam em dividir informações e orientar a comunidade local não apenas sobre preservação, mas principalmente sobre a importância das florestas”, conclui o especialista florestal Tasso Azevedo.

Dia Internacional das Florestas

Criado pela Organização para a Agricultura e Alimentação (FAO), órgão da ONU (Organização das Nações Unidas), o Dia Mundial das Florestas foi firmado em 1971, para sensibilizar a população do mundo quanto à importância da preservação florestal.

A escolha da data foi pela chegada da primavera no hemisfério norte, que se inicia no dia 21 de março. Em 2012, a ONU estabeleceu a data que também é conhecida como “Dia Internacional das Florestas”.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Mato Grosso do Sul sedia Fórum Nacional de Secretários de Planejamento em março

Evento em Campo Grande reunirá gestores de todo o país para debater planejamento estratégico, orçamento público e gestão de investimentos Mato Grosso do Sul será...

Corpo de Bombeiros intensifica preparação para Operação Pantanal 2026

Com foco na prevenção de incêndios, preparação inclui manutenção de equipamentos, uso de novas tecnologias e treinamento de equipes O Corpo de Bombeiros Militar de...

Caixa paga Bolsa Família de fevereiro para beneficiários com NIS final 5 nesta sexta-feira

Pagamentos seguem calendário escalonado conforme o NIS, com adicionais para crianças, gestantes e nutrizes elevando o valor médio do benefício A Caixa Econômica Federal realiza...