21/03/2014 – Atualizado em 21/03/2014
Empresa de celulose apresentou projeto em seminário que reuniu especialistas para discutir as florestas plantadas, suas contribuições econômicas e ambientais
Por: Assessoria
Em mais uma iniciativa inovadora, a Eldorado Brasil Celulose (www.eldoradobrasil.com.br) lançou hoje (21), Dia Internacional das Florestas, seu plano de Governança Ambiental, que pretende avançar na busca do impacto ambiental zero nas atividades realizadas pela Eldorado. O programa foi lançado durante o seminário organizado pela Empresa para discutir as contribuições econômicas e ambientais das florestas plantadas. O evento contou com a abertura do diretor Florestal da Eldorado Brasil, Germano Vieira, e palestras do promotor do Meio Ambiente, Antônio Carlos Garcia de Oliveira, da advogada especialista em direito ambiental, Lina Pimentel e do diretor do Programa Nacional de Florestas do Ministério do Meio Ambiente, Tasso Azevedo.
“Nosso objetivo é trabalhar com os pilares transparência, consciência e diligência, e disponibilizar para os órgãos competentes os dados relacionados a eventuais incidentes ambientais que possam ocorrer na Empresa. A ideia é conscientizar todos os agentes – internos e externos – responsáveis pelas atividades florestais que desenvolvemos, e estabelecer ações com auditorias internas para que possam identificar e mitigar de forma inteligente qualquer impacto detectado”, afirma o diretor Florestal da Eldorado Brasil, Germano Vieira.
“Reuniões como essa contribuem positivamente com o alerta sobre a responsabilidade de cada membro social diante do contexto ambiental. São ferramentas de informação diretas para população e uma forma de contribuição em que a Eldorado uni o que é sustentável com o que é responsabilidade social e ambiental”, diz Antônio Carlos Garcia de Oliveira. “Outro fato muito positivo é a participação dos órgãos ambientais e suas ligações com a Empresa, o que mostra que os dois caminham lado a lado com um único objetivo: o desenvolvimento regional”, acrescenta.
Para o fazendeiro José Luiz Galvani, esta é uma grande oportunidade para a região e para o Estado. “O seminário foi muito bom. Com esta inciativa, aa Eldorado aproxima a relação não apenas com o setor, mas também com a comunidade. Ações como esta aumentam ainda mais a transparência e a confiabilidade das relações. É uma atitude grandiosa e de respeito”, conta.
A Empresa, que já firmou compromisso com o Ministério Público para aplicar a Governança Ambiental, disseminará a ação entre seus colaboradores. “Com a Governança Ambiental a Eldorado vai sistematizar o seu compromisso com as operações florestais. Os gestores já tinham por hábito relatar possíveis incidentes que venham prejudicar a fauna ou a flora, mas com a Governança isso acontecerá de maneira organizada”, explica Vieira.
Hoje, a Companhia conta com 130 líderes de processos produtivos que comandam as atividades de Silvicultura e Colheita Florestal junto a mais de 240 parceiros da região, que também serão envolvidos neste programa.Para Lina Pimentel são ações como esta que impulsionam o desenvolvimento. “A iniciativa da Empresa é muito importante, pois todos os públicos reunidos têm interesse na proteção ambiental. Cada um com seus mecanismos e com suas questões, mas todos se mostraram interessados em cumprir seus papéis e isso é fundamental”, completa a advogada.
O seminário, que recebeu no auditório do Sest Senat, em Três Lagoas (MS) cerca de 80 pessoas, entre profissionais convidados, parceiros e colaboradores da área florestal, rendeu ainda conclusões sobre a importância das florestas para a economia e desenvolvimento da região e do país. “Debates como estes não são comuns, porém essenciais para o desenvolvimento do Estado. Esta reunião significa um grande salto ambiental. É muito importante termos empresas como a Eldorado que se preocupam em dividir informações e orientar a comunidade local não apenas sobre preservação, mas principalmente sobre a importância das florestas”, conclui o especialista florestal Tasso Azevedo.
Dia Internacional das Florestas
Criado pela Organização para a Agricultura e Alimentação (FAO), órgão da ONU (Organização das Nações Unidas), o Dia Mundial das Florestas foi firmado em 1971, para sensibilizar a população do mundo quanto à importância da preservação florestal.
A escolha da data foi pela chegada da primavera no hemisfério norte, que se inicia no dia 21 de março. Em 2012, a ONU estabeleceu a data que também é conhecida como “Dia Internacional das Florestas”.
