20.6 C
Três Lagoas
segunda-feira, 5 de maio, 2025

Doação frequente de sangue pode reduzir risco de leucemia, aponta estudo

Um estudo do Instituto Francis Crick, em Londres, revelou que a doação regular de sangue pode diminuir o risco de leucemia, mesmo em pessoas com mutações genéticas associadas ao câncer sanguíneo. Pesquisadores analisaram amostras de sangue de mais de 200 doadores frequentes (três doações por ano por 40 anos) e doadores esporádicos (menos de cinco doações). Ambos os grupos apresentaram células geneticamente alteradas, com mutações no gene DNMT3A, relacionado à leucemia, mas essas mutações não estavam ligadas ao câncer nos doadores frequentes.

Em experimentos em laboratório, os cientistas replicaram as mutações de doadores frequentes e observam que essas alterações ajudaram as células a crescer após a perda de sangue, como ocorre após uma doação. Por outro lado, mutações associadas ao câncer se desenvolveram em ambientes simulando infecções.

O estudo sugere que a doação frequente pode promover mutações que ajudam o corpo a se recuperar da perda sanguínea sem aumentar o risco de leucemia. No entanto, os pesquisadores alertam que, devido ao tamanho pequeno da amostra, mais estudos são necessários para confirmar esses resultados.

Com informações CNN Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Sig identifica suspeitos de roubo duplamente qualificado contra idoso, em Três Lagoas

Na manhã desta segunda-feira (5), agentes da SIG, a Seção de Investigação Geral da Polícia Civil de Três Lagoas, identificaram três pessoas suspeitas de...

14º Torneio de Pesca Esportiva de Três Lagoas

A 14ª Edição do Torneio de Pesca Esportiva de Três Lagoas, que recebeu  competidores de todas as partes do país e um grande público...

Comissão aprova projeto que proíbe cobrança de juros sobre imóvel atrasado no Minha Casa, Minha Vida

Saulo Pedroso, relator do projeto de lei que proíbe juros sobre parcela de imóvel do MCMV atrasada. (Foto: Divulgação Câmara Federal)