26.2 C
Três Lagoas
sábado, 15 de novembro, 2025

Diretora de escola afirma que não há merenda para os alunos

21/08/2014 – Atualizado em 21/08/2014

Há um mês as crianças da Escola Estadual João Dantas Filgueiras, estão sem merenda escolar

Por: Ray Santa Cruz

A recomendação é que os estudantes levem um lanche de casa, para se alimentarem no período de intervalo das aulas, tanto no matutino quanto no vespertino.

A Escola Estadual João Dantas Filgueiras, está passando por momentos difíceis com a falta de recursos e merenda escolar. A diretora Ilma de Fátima dos Santos, afirmou a reportagem da Rádio Caçula, que devido a problemas em documentações após o inicio do ano letivo, ocorreu um certo atraso do alimento no último mês. Ela explica que a escola teve que mudar alguns pontos nesses pedidos e documentos e houve um atraso no cartório por isso a demora.

Um dos prejuízos nesse 2° semestre foi a falta da merenda escolar, Ilma de Fátima também alegou que todos os documentos vão para um setor jurídico da secretaria estadual de educação e após análises, eles voltam para o estabelecimento escolar para que as compras sejam efetuadas.

Sem alternativas, a direção da escola organizou uma reunião no dia 28 de julho onde os pais, responsáveis e funcionários ficaram a par da situação e aguardam há cerca de 30 dias, para que as devidas providências, sejam concluídas. Os professores orientam as crianças para comer em casa ou levar para a escola.

O problema maior é o grande número de estudantes carentes que efetuavam o primeiro café da manhã na escola, para as mães eles são os mais prejudicados.

A direção afirma que o transtorno está sendo regularizado para que a merenda volte, o mais rápido possível. Ela afirma que até setembro tudo estará nas conformidades.

O que diz a legislação

Conforme a Lei 11947/09 | Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009, que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e do Programa Dinheiro Direto na Escola aos alunos da educação básica, os alunos matriculados em escolas de esferas públicas tem pleno direito a merenda.

Veja dois dos artigos na íntegra:

Art. 3o A alimentação escolar é direito dos alunos da educação básica pública e dever do Estado e será promovida e incentivada com vistas no atendimento das diretrizes estabelecidas nesta Lei.

Art. 6o É facultado aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios repassar os recursos financeiros recebidos à conta do PNAE às unidades executoras das escolas de educação básica pertencentes à sua rede de ensino, observando o disposto nesta Lei, no que couber.

Foto: Rádio Caçula

A diretora Ilma de Fátima dos Santos. Foto: Rádio Caçula

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

MS leva ‘visão de futuro’ até a COP30 e apresenta trabalho referência em sustentabilidade e desenvolvimento

O governador Eduardo Riedel participa, junto aos secretários titular e adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento, respectivamente Jaime Verruck e Artur Falcette, de inúmeras agendas na capital paranense.

Abertas inscrições do Processo Seletivo Simplificado para professores temporários da REE-MS

Será admitida a inscrição somente via internet, no portal www.avalia.org.br, até as 17h do dia 25 de novembro de 2025, respeitado o horário oficial de Mato Grosso do Sul.

Coronel David rebate narrativa do PT e reafirma defesa do combate firme ao crime organizado

No Mato Grosso do Sul, Coronel David foi responsável pela criação do BOPE e do Batalhão de Choque, unidades que hoje são referência no enfrentamento direto às facções.