37.5 C
Três Lagoas
sexta-feira, 28 de novembro, 2025

Cidades de MS se destacam em ranking nacional e figuram entre as melhores do Brasil

Quatorze municípios sul-mato-grossenses aparecem entre os 50 melhores do país em inclusão social, desempenho econômico e qualidade de vida

Mato Grosso do Sul se consolidou como um dos estados com melhor desempenho no Índice de Inclusão Social e Digital, com 14 municípios figurando entre as 50 melhores cidades do Brasil em diferentes categorias do levantamento. O estudo, divulgado nesta sexta-feira (28) pela Veja Negócios em parceria com a Austin Rating, avaliou todos os municípios brasileiros com base em 253 indicadores fiscais, econômicos, sociais e digitais.

Campo Grande se destaca na lista geral e nos indicadores econômicos, de bem-estar social, saúde e educação. Outras 13 cidades sul-mato-grossenses também aparecem em posições de relevância: Ribas do Rio Pardo, Inocência, Cassilândia, Água Clara, Figueirão, Ponta Porã, Três Lagoas, Nova Andradina, Rio Brilhante, Sidrolândia, Dourados, Chapadão do Sul e Maracaju.

O ranking “As Melhores Cidades do Brasil” é dividido em quatro categorias: geral; grandes municípios (acima de 500 mil habitantes); médio porte (entre 50 mil e 500 mil moradores); e pequeno porte (até 50 mil habitantes). A avaliação considera como melhores as cidades que conseguem transformar eficiência fiscal em dinamismo econômico e inclusão social.

No índice de Inclusão Social e Digital, Campo Grande aparece em 43º lugar entre as cidades de grande porte; Três Lagoas ocupa a 30ª posição entre as cidades de médio porte; e Chapadão do Sul e Nova Andradina se destacam no pequeno porte, com 24º e 26º lugares, respectivamente.

Na capacidade de arrecadação, Ribas do Rio Pardo é o 4º melhor município do Brasil e Inocência aparece em 11º na lista geral. Entre os pequenos municípios, Ribas ocupa ainda o 3º lugar, seguido de Inocência (6º), Cassilândia (30º), Água Clara (33º) e Figueirão (44º).

Ponta Porã se destaca na execução orçamentária, alcançando o 10º lugar geral. Já na área de saúde e educação, Campo Grande ocupa a 6ª posição geral e o 5º lugar entre as cidades de grande porte. Três Lagoas figura em 20º entre os municípios médios, enquanto no pequeno porte aparecem Nova Andradina (20º), Ribas do Rio Pardo (21º), Rio Brilhante (33º) e Sidrolândia (39º).

Dourados é o representante de MS no ranking de capacidade de pagamento, com a 24ª posição entre as cidades de grande porte. Nos indicadores fiscais, Três Lagoas aparece em 31º lugar entre os municípios de médio porte; Água Clara e Nova Andradina se destacam no pequeno porte, em 32º e 39º lugares.

Nos indicadores econômicos, Campo Grande figura em 32º lugar no ranking geral e 31º entre as cidades grandes. Três Lagoas se destaca no médio porte, em 16º lugar. Chapadão do Sul é o 2º melhor município do Brasil entre os pequenos, seguido por Maracaju (11º), Nova Andradina (13º), Rio Brilhante (14º) e Ribas do Rio Pardo (33º).

Os resultados reforçam o avanço dos municípios sul-mato-grossenses em gestão pública, desenvolvimento econômico e inclusão social, posicionando o estado entre os mais competitivos do país.

com informações jornal Midiamax

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

ONS reduz projeção de consumo de energia para 2025

Revisão leva em conta queda de demanda no Sudeste/Centro-Oeste, principal centro de carga do País O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) revisou para baixo...

MS em Cena encerra novembro com fim de ciclo dos núcleos de teatro e programação especial no fim de semana

Festival tradicional de Três Lagoas apresenta três espetáculos gratuitos entre sábado e domingo; atividades integram projeto realizado pelo Grupo Identidade via Lei Rouanet O mês...

Carro da Vigilância Sanitária pega fogo na Avenida Rosário Congro em Três Lagoas

Veículo estacionado no canteiro central incendiou por motivo ainda desconhecido Um carro da Vigilância Sanitária pegou fogo na manhã desta sexta-feira, por volta das 10h15...