Usuário agora pode registrar alerta de furto, roubo ou perda usando outro dispositivo e sem informar o IMEI
A partir de agora, vítimas de furto, roubo ou perda de celular podem solicitar o bloqueio do aparelho pelo aplicativo Celular Seguro mesmo que o dispositivo não tenha o app instalado. O procedimento pode ser feito a partir de outro celular, tablet ou computador, ampliando o alcance do serviço. A mudança foi anunciada esta semana pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Para registrar a ocorrência, basta acessar o Celular Seguro por meio de outro dispositivo e informar a data e o horário do incidente, além da linha telefônica utilizada no aparelho perdido. O alerta deve ser emitido em até 15 dias. Não é mais necessário informar o IMEI nem possuir cadastro prévio no aplicativo.
Com o registro, é possível bloquear a linha telefônica, aplicativos financeiros e o próprio IMEI do dispositivo, além de acionar o modo recuperação. O mecanismo permite que diferentes instituições recebam o alerta simultaneamente, agilizando o bloqueio dos serviços e reduzindo riscos de golpes digitais.
Criado em dezembro de 2023, o Celular Seguro reúne atualmente 3,6 milhões de usuários cadastrados. O objetivo do programa é permitir que o cidadão emita um único alerta para acelerar o bloqueio de celulares e facilitar a atuação das polícias estaduais na recuperação dos aparelhos.
com informações Agência Brasil


