20.4 C
Três Lagoas
domingo, 5 de maio, 2024

Catadores são impedidos de trabalhar em área de despejo da construção civil e galhadas de Três Lagoas

29/07/2014 – Atualizado em 29/07/2014

Após um ofício enviado à secretaria de meio ambiente os trabalhadores foram notificados

Por: Ray Santa Cruz

Após denúncias de que os trabalhadores que recolhem objetos recicláveis (Catadores) estavam sendo impedidos de entrar na área de despejo da construção civil e galhadas, localizada na Vila Piloto, a equipe de reportagem da Rádio Caçula, foi até o órgão competente para apurar o fato.

Em conversa com Ana Paula de Lima, Diretora do Departamento de Preservação, Licenciamento e Educação Ambiental, foi afirmado a veracidade dos fatos, de acordo com ela, um ofício foi enviado a secretaria de meio ambiente solicitando a retirada imediata dos catadores do local. No documento os motivos dados a proibição foram de que os trabalhadores estavam efetuando serviços com riscos à saúde, a falta de EPI (Equipamento de Proteção Individual) e os tipos de materiais recolhidos também foram citados.

Com isso, o Procurador Público do Trabalho, solicitou a retirada imediata dos catadores. A diretora diz que as notificações avisando os trabalhadores sobre o pedido foi emitida juntamente com a Secretaria de Assistência Social, onde também foi feito cadastros em projetos relevantes da mesma secretaria.

Lima ainda afirmou em entrevista que a intenção é que os catadores sejam cadastrados e contemplados para que façam parte de uma cooperativa dentro do Projeto de Coleta Seletiva do Município. O projeto visa melhorar a vida das pessoas que efetuam esse tipo de serviço, e a conclusão e busca de um local adequado está sob responsabilidade da secretaria de obras.

Ainda não há previsão de quando a cooperativa entrará em funcionamento, mas a diretora do departamento disse que os responsáveis estão em busca de um galpão para acolher a cooperativa.

Por enquanto, a proibição dos catadores está ativa e a Polícia Militar esta fazendo rondas e patrulhamentos na área afim de evitar as invasões noturnas, período que não existe funcionários da secretaria de meio ambiente no local.

Foto: Rádio Caçula

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Polícia Federal incinera quase duas toneladas de drogas em Três Lagoas

Carga incinerada - haxixe e maconha, são fruto de apreensões realizadas no último semestre pela PF.

MEC criará protocolos para combater racismo em escolas

Medida integra política para implementar educação étnico-racial.

Prefeitura publica resolução com a convocação de dois cargos do Processo Seletivo Unificado

A Prefeitura de Três Lagoas, através da Secretaria Municipal de Administração (SEMAD), divulgou, nesta quinta-feira, 02 de maio, a resolução nº 017/SEMAD/2024 com a...